Sociedade em Foco #88: Incerteza política e econômica em clima de eleições

Portella discute a incerteza do clima político-econômico do Brasil para o ano que vem e sugere Plano Nacional de Desenvolvimento

 24/08/2021 - Publicado há 3 anos
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade - USP
Sociedade em Foco #88: Incerteza política e econômica em clima de eleições
/

Neste episódio do Sociedade em Foco, José Luiz Portella discute sobre o clima político-econômico e os reflexos nas políticas públicas no Brasil. “A previsão é que vamos ter um ano e meio patinando ou andando para trás em termos de políticas públicas”, explica. Ele explica que o clima e as emoções são tão fundamentais em um governo quanto o progresso e o desenvolvimento. “O lado intangível também precisa ser discutido dentro das políticas públicas porque ele é abandonado.”

De acordo com Portella, o mercado financeiro produz uma falsa impressão de euforia. “Ele achava que o Bolsonaro ia cuidar dos costumes enquanto Guedes iria cuidar do Brasil,  mas errou. Também especulou que Guedes iria segurar a questão fiscal, o que também não se efetivou. Essa coisa do mercado de querer acreditar em especulações faz parte do gênero humano, porque sempre quer enxergar aquilo que é melhor para si”, avalia.

Sobre a questão econômica, Portella ainda explica que já há uma insegurança política muito grande em relação às eleições de 2022. “Nós podemos ter uma eleição entre Lula e Jair Bolsonaro, com uma possível vitória do Lula, que geraria uma série de incertezas. E nós podemos ter também um segundo turno entre Lula e uma terceira via, o que acarretaria a vitória da terceira via, que ainda não existe. Isso só mostra a incerteza de quem vai ganhar e de como vai governar”, especula. Além da incerteza política interna, segundo Portella, fatores como a desaceleração da economia da China, o fim dos subsídios do banco central norte-americano em razão da inflação, a retração do PIB global especulado em 6% para este ano para 5% e a difusão da variante Delta também podem afetar a economia brasileira negativamente.

Para Portella, está sendo formada uma tempestade política perfeita para o ano que vem. “Inflação alta, juros altos, aumento do desemprego, crescimento desigual em clima de conflito para a opinião pública”, explica. O Brasil tem um enorme potencial, ainda administra fundamentos econômicos positivos e um volume de reservas saudável. “Porém, o País perderá espaço para crescer em decorrência desse clima político-econômico incerto”, ressalta. Portella ainda observa que a política brasileira está entrando em um grande período de turbulência. “Precisamos de um Plano Nacional de Desenvolvimento, como teve Juscelino Kubitschek, para enfrentar a maior era da incerteza no Brasil”, finaliza.


Momento Sociedade
O Momento Sociedade vai ao ar na Rádio USP todas as segundas-feiras, às 8h30 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.