Sociedade em Foco #85: Multidisciplinar, Hidroanel pode revolucionar São Paulo

José Luiz Portella analisa projeto do Hidroanel na cidade de São Paulo e destaca sua importância ambiental e turística

 03/08/2021 - Publicado há 3 anos
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade - USP
Sociedade em Foco #85: Multidisciplinar, Hidroanel pode revolucionar São Paulo
/

Há alguns anos, ganha destaque no âmbito das políticas públicas municipais o projeto do Hidroanel Metropolitano de São Paulo. Os debates começaram em 2009, com uma licitação do governo estadual. O projeto busca estimular o potencial da cidade de São Paulo de ter um transporte hidroviário. Tudo isso a partir de uma rede de 170 km de vias navegáveis pelos rios da cidade.

A articulação arquitetônica e urbanística do Hidroanel foi realizada em 2011, por um grupo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Pautado há uma década, ele é visto como um projeto de fôlego, pois sua implementação ultrapassa os quatro anos de uma gestão. “Ele é mais do que uma política pública de transporte aquaviário, é uma política transformadora de São Paulo”, afirma o professor José Luiz Portella no podcast Sociedade em Foco.

O território de São Paulo já é repleto de vias aquáticas, sendo elas o rio Tietê, Pinheiros e as represas Billings e Taiaçupeba, principalmente. O projeto do Hidroanel prevê, além das novas vias navegáveis, a construção de eclusas, triportos para a reciclagem de lixo, ecoportos, responsáveis pelo descarte de mercadorias, portos para passageiros, dragaportos, lodoportos e transportes com conexão modal. “É uma revolução”, define Portella. O projeto estima 40 mil novos empregos diretos e 20 mil indiretos.

O Hidroanel ganha, principalmente, por sua multidisciplinaridade. Abrange a questão do lixo e do meio ambiente na cidade e envolve a questão turística com a utilização de rios para este fim. “Vai dar um impulso nessa questão que há 40 anos não se resolve com uma política que é recuperar esses rios, retirando o esgoto de seu canal principal”, indica Portella, lembrando também do transporte de mercadorias entre regiões da cidade.


Momento Sociedade
O Momento Sociedade vai ao ar na Rádio USP todas as segundas-feiras, às 8h30 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.