Sociedade em Foco #78: Pandemia e crise econômica geram recorde de desempregados no Brasil

Neste episódio, José Luiz Portella comenta sobre a crise econômica no Brasil causada pela pandemia, recorde de desempregados e a desigualdade como pivô do cenário atual do mercado de trabalho

 08/06/2021 - Publicado há 3 anos
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade - USP
Sociedade em Foco #78: Pandemia e crise econômica geram recorde de desempregados no Brasil
/

No Momento Sociedade de hoje (8), José Luiz Portella, doutor em História Econômica pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, comenta sobre a crise econômica brasileira gerada pela pandemia da covid-19 e a taxa recorde de desempregados no País, que antecede mesmo a crise sanitária atual.

De acordo com dados divulgados pelo IBGE, o número de desempregados no primeiro trimestre de 2021 é de 14,8 milhões de pessoas. A taxa de desocupação neste mesmo período é de 14,7%, o que representa 15 pessoas desocupadas para cada 100 brasileiros no mercado de trabalho.

Desse número, quase 3 milhões de pessoas buscam emprego há dois anos ou mais, ou seja, existe um desemprego de longa duração que configura a criação de empregos como um problema crônico no Brasil. “Desde 2016 já tínhamos mais de 11 milhões de desempregados e a pandemia foi um agravante do cenário atual”, revela Portella. Ainda de acordo com o professor, a pandemia ampliou os problemas sociais de todos os países e, no caso brasileiro, o maior problema do desemprego é a desigualdade. “Nós temos a desigualdade muito forte, mas não tem um sistema de gestão que combata esse problema”, finaliza o professor.


Momento Sociedade
O Momento Sociedade vai ao ar na Rádio USP todas as segundas-feiras, às 8h30 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.