Sociedade em Foco #76: CPI da Pandemia pode permitir correção de políticas públicas e evitar que erros sejam repetidos

Segundo José Luiz Portella, além de investigar os responsáveis por ações e omissões, a comissão é uma oportunidade para a criação de um relatório com sugestões para a Saúde, o que não está sendo feito pelos senadores

 25/05/2021 - Publicado há 3 anos
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade - USP
Sociedade em Foco #76: CPI da Pandemia pode permitir correção de políticas públicas e evitar que erros sejam repetidos
/

Momento Sociedade
O Momento Sociedade vai ao ar na Rádio USP todas as segundas-feiras, às 8h30 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast

.

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Pandemia ganhou destaque na última semana, com os depoimentos de Ernesto Araújo, ex-ministro das Relações Exteriores, e Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde. A comissão busca apurar ações e omissões no combate à covid-19 e muitas pessoas começam a se perguntar sobre os impactos que ela terá.

Para José Luiz Portella, doutor em História Econômica pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, a CPI não deve se ater a investigar somente os responsáveis por eventuais erros. “A investigação também deve levar a caminhos futuros, um horizonte para que as coisas não se repitam”, diz. Segundo Portella, além dos erros que acontecem por omissão, há aqueles que ocorrem por falhas no gerenciamento, o que não está em foco na comissão. “Nós precisamos de um relatório com sugestões de mudanças nas condições de políticas de saúde”, afirma.

Essas mudanças poderão ajudar outras questões, como o esclarecimento das funções e repartições de União, Estados e municípios. “Esse sistema tripartite é sempre confuso e curiosamente deixado numa zona cinzenta”, comenta Portella. “Essa zona cinzenta permite exatamente os erros, ela serve para as pessoas se isentarem de culpa”, acrescenta.

Para ele, a pandemia colocou uma luz sobre os principais problemas, entre eles a desigualdade,  mas permitiu a procrastinação das soluções desses problemas, que são sempre adiadas para depois da crise. “É exatamente o momento em que deve se fazer uma avaliação do processo gerencial e sua correção”, comenta. “É uma grande chance, mas eu não vejo, na CPI e nas perguntas dos senadores, um caminho para isso”, finaliza.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.