Sociedade em Foco #95: Instabilidade econômica faz descumprimento do teto de gastos ser inevitável

Para José Luiz Portella, a forma como o teto de gastos foi implementada não levou em consideração fatores e instabilidades do Brasil

 26/10/2021 - Publicado há 2 anos
Jornal da USP
Jornal da USP
Sociedade em Foco #95: Instabilidade econômica faz descumprimento do teto de gastos ser inevitável
/

Foi anunciado que, para realizar o orçamento para o pagamento do Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família, será necessário furar o teto de gastos e o orçamento planejado para 2022. O acontecimento causou repercussões em diversos setores do Brasil. Membros do Ministério da Economia pediram demissão como protesto ao furo do teto e o mercado reagiu negativamente ao fato, com a bolsa de valores fechando o dia em queda. 

“O teto de gastos foi instituído no governo Temer, com um tempo de 20 anos com revisão em 10 anos, isso por si só é uma insanidade”, disse ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição José Luiz Portella, doutor em História Econômica pela FFLCH da USP. Segundo o professor, a forma com que o teto orçamentário foi planejado indicava que o mesmo nunca seria cumprido. A instabilidade inflacionária brasileira impede que prazos tão longos para a revisão dos limites de gastos sejam adotados com sucesso. 

Você tem um descompasso, que é quando você calcula a inflação para calcular teto de gastos, que é o que você gastou no ano mais a inflação, você calcula no meio do ano e, depois, no final do ano, essa inflação pode ser diferente, como vai acontecer agora”, afirma Portella. A possibilidade de poder se utilizar de diferentes justificativas é outro indicativo para o planejamento falho do teto de gastos, que pode ser excedido por diversos motivos, como o estado de calamidade.

De acordo com Portella, a ideia de que o cumprimento do teto de gastos é um indicativo de estabilidade econômica está relacionada ao mercado. No entanto, a adoção desse mecanismo financeiro afeta diretamente os mais pobres, que acabam pagando mais para garantir o cumprimento do teto. Ele ressalta que a implementação desse limite deve ser feita em conjunto com o crescimento e distribuição econômica, garantindo que o teto de gasto mantenha a estabilidade econômica para todos.


Momento Sociedade
O Momento Sociedade vai ao ar na Rádio USP todas as segundas-feiras, às 8h30 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.