Sociedade em Foco #69: Orçamento da União de 2021 deve ser repensado

Para José Luiz Portella, Bolsonaro deveria vetar o orçamento e um novo ser formulado

 06/04/2021 - Publicado há 3 anos
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade - USP
Sociedade em Foco #69: Orçamento da União de 2021 deve ser repensado
/

Momento Sociedade
O Momento Sociedade vai ao ar na Rádio USP todas as segundas-feiras, às 8h30 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast

.

Esta edição do Momento Sociedade aborda o orçamento da União. O Tribunal de Contas alertará o atual presidente Jair Bolsonaro sobre risco de crime fiscal, se o orçamento de 2021 for sancionado exatamente como o Congresso aprovou, com parâmetros irreais das despesas, como declarou o Ministério da Fazenda. O assunto sempre é tratado de maneira autoritária e sem participação popular. É o que afirma o professor José Luiz Portella, doutor em História Econômica pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Segundo ele, “há muito tempo, há um grande problema de orçamento, que consiste em superestimar as receitas e subestimar as despesas”.

O orçamento como foi pensado não é viável, aponta o professor, e as consequências do erro podem se estender até o próximo ano. Ele afirma ainda que a melhor saída seria “Bolsonaro vetar e que se formule um novo projeto”. Para ele, o Congresso será resistente, o que pode gerar muito atrito. Seria necessário que o Brasil fizesse um orçamento partindo do zero, pois ainda há muita coisa repetida dos demais.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.