Sociedade em Foco #68: A economia brasileira patina em meio à pandemia

Para José Luiz Portella, a realidade atual deve-se ao fato de que “o Brasil age diante das consequências, não nas causas”

 23/03/2021 - Publicado há 3 anos
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade - USP
Sociedade em Foco #68: A economia brasileira patina em meio à pandemia
/

Esta edição do Momento Sociedade aborda a questão econômica brasileira em meio à pandemia. A impressão é de que a política econômica, junto à política sanitária, está patinando. É o que afirma o professor José Luiz Portella, doutor em História Econômica pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Segundo ele, “são muitas as razões, mas a principal é uma questão conceitual. O Brasil age diante das consequências, não nas causas”.

O foco deveria ser, então, o que está causando o problema e buscar uma solução, não tratar dos efeitos quando eles passam a preocupar. “O governo atua para resolver o problema do momento, de forma imediatista, ele improvisa”, afirma o professor. Ele aponta ainda que o planejamento é feito de forma parcial, não abrange todas as dimensões e não estabelece metas. O Ministério da Economia esperava alcançar reformas de uma agenda muito nova e “nem sempre o que o mercado quer é o que a população precisa. Vieram com uma ideia de ‘eu tenho a solução’ e não é assim que funciona”, coloca Portella. “Falta profundidade na implantação, preparar o terreno e ver os limites”, conclui.


Momento Sociedade
O Momento Sociedade vai ao ar na Rádio USP todas as segundas-feiras, às 8h30 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.