Sociedade em Foco #67: Pandemia pode trazer uma agenda governamental pautada em políticas sociais

José Luiz Portella explica que, muito diferente da agenda de 2018, a próxima discussão política terá como base políticas de emprego, renda e de apoio à diminuição da desigualdade

 16/03/2021 - Publicado há 3 anos
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade - USP
Sociedade em Foco #67: Pandemia pode trazer uma agenda governamental pautada em políticas sociais
/

Esta edição do Momento Sociedade  aborda a questão da mudança de agendas governamentais devido aos problemas explicitados pela pandemia do coronavírus. Muito diferente da agenda presidencial de 2018, que se baseou essencialmente em corrupção, costumes e administração liberal, o próximo mote será a desigualdade. É o que afirma o professor José Luiz Portella, doutor em História Econômica pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Segundo ele, “a pandemia vai alargar a questão da saúde pública – apareceram todos os nossos erros, equívocos e limitações” -, definindo o que chama de política social.

A grande discussão, segundo Portella, será fazer ou não fazer investimento público. “Ou se tem uma agenda liberal em que o Estado participe muito, cuide do ajuste fiscal e pense que a iniciativa privada consegue fazer isso sozinha, ou é necessário o investimento público”, explica o professor. Por trás disso, haveria exatamente políticas sociais, principalmente políticas de emprego e renda e políticas de apoio no sentido de diminuição da desigualdade. Portella ressalta que toda a discussão será levada por três polos: política liberal, política com participação mais estatal e um meio termo. “Então, vai ser uma discussão muito rica sobre qual é o modelo de nação, que acho que raramente foi discutido e é muito difícil que alguém apresente um plano estruturado, como um plano de metas cuja discussão se torne clara”, conclui.


Momento Sociedade
O Momento Sociedade vai ao ar na Rádio USP todas as segundas-feiras, às 8h30 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.