Sociedade em Foco #148: A falta de esclarecimento sobre a nova política de preços da Petrobras provoca incertezas

Para o professor José Luiz Portella, o imediatismo do governo pode ser um dos desafios para o funcionamento pleno do novo projeto

Por
 23/05/2023 - Publicado há 11 meses
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade - USP
Sociedade em Foco #148: A falta de esclarecimento sobre a nova política de preços da Petrobras provoca incertezas
/

Nesse episódio do Sociedade em Foco, José Luiz Portella, doutor em História Econômica pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e pesquisador do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, explica como a nova política de preços da Petrobras pode afetar o cidadão e a sociedade. 

Segundo o professor, mudanças nesse setor eram esperadas, uma vez que o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, vinha comentando sobre “abrasileirar” a Petrobras. O problema que vem sendo levantado em torno da temática, no entanto, está associado à falta de clareza com relação às mudanças que serão realizadas. 

Em relação ao possível aumento do preço do petróleo, Portella esclarece que o governo provavelmente vai absorver esses valores para que eles não caiam sobre a população. “Isso é retornar para a política que a presidente Dilma fez e isso não é bom. Isso é como querer controlar a questão do preço de uma forma pessoal”, esclarece. 

O essencial neste momento, segundo o especialista, é estabelecer uma política para que a população entenda com clareza como o projeto vai funcionar. Portella reforça ainda que o “crescimento é uma condição necessária, mas não é o suficiente para acabar com a desigualdade”, por isso o cuidado com esse tipo de política pública é essencial. O imediatismo para cuidar de questões desse tipo preocupa especialistas da área.

Além disso, a incerteza com relação às mudanças que serão realizadas pode atrapalhar diferentes setores, como os investimentos e orçamentos. “Nós estamos piorando o cenário para políticas públicas”, finaliza o professor.


Momento Sociedade
O Momento Sociedade vai ao ar na Rádio USP todas as segundas-feiras, às 8h30 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.