Sociedade em Foco #145: Especialista analisa os esforços necessários para o combate à desigualdade

O crescimento econômico, por si mesmo, não resolve desigualdade, argumenta o professor José Luiz Portella

 25/04/2023 - Publicado há 11 meses
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade - USP
Sociedade em Foco #145: Especialista analisa os esforços necessários para o combate à desigualdade
/

Discussões sobre saneamento básico, renda mínima e habitação são essenciais para pensar o problema da desigualdade social no Brasil. José Luiz Portella, doutor em História Econômica pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e pesquisador do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, esclarece sobre esse tema no novo episódio do Sociedade em Foco. 

Segundo o pesquisador, nenhum governo possui um programa focado no combate à pobreza e eliminação da desigualdade: “Isso não acontece porque todos os governos acham que a solução para o problema da desigualdade está no crescimento, se o País crescer de fato ajuda, o crescimento gera emprego, as pessoas têm mais acesso a uma série de facilidades e isso melhora as condições para aqueles que estão na extrema pobreza, mas não resolve”. Ele relembra que, entre as décadas de 1950 e 1980, o Brasil foi o segundo país que mais cresceu no mundo e isso não resolveu a desigualdade. 

O que precisa ser feito, portanto, é uma série de políticas públicas voltadas especialmente a quatro frentes: renda mínima, habitação, saneamento básico e empregos focados. Um caminho possível para isso é a extinção de isenções fiscais: “Existem muitos privilégios que você, na verdade, se os tirasse, poderia ter uma renda mínima compatível, que é salário mínimo ou um pouco mais”. 

Sobre habitação, Portella explica que o foco deveria ser integral na chamada faixa um, que é a parcela da população mais vulnerabilizada pela pobreza. Junto disso, devem vir os empregos focados: “Emprego focado é um emprego que fornece capacitação para as pessoas em extrema pobreza. É bom gerar emprego em qualquer lugar, mas, se você gerar para pessoas que têm que ter uma qualificação grande, curso médio ou superior, você não vai atingir a desigualdade, você vai em alguns casos até aumentar. Então, você tem que focar em empregos que são compatíveis com as pessoas na extrema pobreza”. 


Momento Sociedade
O Momento Sociedade vai ao ar na Rádio USP todas as segundas-feiras, às 8h30 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.