Sociedade em Foco #127: Ano de 2023 será de adaptação para o presidente eleito

Resultado das eleições mostra projetos genéricos, grande oposição e mudanças necessárias para o próximo governo

 01/11/2022 - Publicado há 1 ano
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade - USP
Sociedade em Foco #127: Ano de 2023 será de adaptação para o presidente eleito
/

As políticas públicas influenciam toda a sociedade e, com a eleição de um novo presidente, é importante analisar os planos para o próximo governo.

“Você vai tem que vencer a transição, ela fornecerá dados mais rapidamente e o próximo governo terá em mãos o estado real da máquina que está, em termos de orçamento, quebrada”, analisa José Luiz Portella, doutor em História Econômica pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da USP.

O atual presidente Jair Messias Bolsonaro não conseguiu a reeleição. Luiz Inácio Lula da Silva é o presidente eleito. Para Portella, a retórica é uma parte fácil, mas a formulação de um bom projeto é difícil.

“Os programas do presidente eleito são programas  genéricos. Ele vai ter que reorganizar alguns programas, vai voltar a ter Bolsa Família, talvez tenham mudanças pequenas e outras vão ter que ser do zero. Mas ele já devia ter planejado, porque ele sabia o que ia encontrar, mas, como a briga eleitoral foi muito pesada, ambos se concentraram no ataque ao outro e dividiram o País”, acrescenta Portella.

“Esperar que em 2023 seja um ano de adequação, não pode se colocar toda a expectativa”, pontua o pesquisador. Ele considera que a administração do orçamento federal, feita pelo atual ministro da Economia, Paulo Guedes, foi uma das piores. Além disso, a mudança total da equipe profissional fará de 2023 um ano difícil.

A eleição acirrada também acrescenta a grande oposição como um ponto importante na logística do próximo governo, como comenta Portella: “Como metade do País está contra, logo que passarem seis meses e o governo não vai poder entregar, por tudo isso que nós falamos, vai começar uma oposição forte na opinião pública, na sociedade, as coisas não vão parar aí, vai ter o terceiro turno”.


Momento Sociedade
O Momento Sociedade vai ao ar na Rádio USP todas as segundas-feiras, às 8h30 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.