Sociedade em Foco #126: Compartilhar fake news impacta diretamente na formulação de políticas públicas

José Luiz Portella explica que dados errados também impactam no erro das pesquisas eleitorais

 25/10/2022 - Publicado há 1 ano
Momento Sociedade - USP
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Sociedade em Foco #126: Compartilhar fake news impacta diretamente na formulação de políticas públicas
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A última semana antes do segundo turno começou e com ela é possível afirmar que, até aqui, o volume de notícias falsas espalhado nesse intervalo entre os dois turnos aumentou dos dois lados da disputa. “As fake news dos dois lados impedem uma escolha correta, porque são dados totalmente desinformados e distorcidos”, diz José Luiz Portella, doutor em História Econômica pela FFLCH e pesquisador do IEA (Instituto de Estudos Avançados). 

As fake news, além de promoverem a desinformação, têm um impacto direto na formulação de políticas públicas. Isso acontece porque, sem os dados corretos, não haverá planejamento para que o País cresça e melhore. O professor lembra que, até 1930, o Brasil não tinha estatísticas e que crescia sem saber qual era o verdadeiro cenário social. 

Um exemplo atual disso é o fato de o Censo 2020 não ter sido feito, o que impacta as estatísticas das pesquisas eleitorais. “As amostras podem estar sendo feitas incorretamente porque elas são baseadas no censo passado. Elas seguramente estão dando resultados negativos nas políticas públicas porque estão se baseando em dados errados”, explica.

Portella ressalta que os resultados negativos na formulação de políticas públicas são ruins, mas outro fenômeno igualmente prejudicial é a total separação da realidade entre os eleitores por conta das fake news. “As pessoas primeiro acreditam em alguma coisa e, depois, elas passam a enxergar não só aquilo que elas acreditam que está acontecendo, como aquilo que elas querem que aconteça.”

Além de acirrar os ânimos, há uma negação da realidade e o compartilhamento sem nenhuma checagem das informações por conta de crenças e ideologias pessoais. “Parte da sociedade também tem culpa, porque ela reproduz esse processo ou na emoção de fazer rapidamente ou porque ela acredita em alguma coisa. Quando ela recebe um fake news a favor do que ela acredita, ela quer passar para os outros”, finaliza o pesquisador. 


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