Sociedade em Foco #120: Políticas públicas de transferência de renda estão no foco dos candidatos nas eleições de 2022

O professor José Luiz Portella expõe a falta de estrutura entre as propostas apresentadas

 30/08/2022 - Publicado há 2 anos
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade - USP
Sociedade em Foco #120: Políticas públicas de transferência de renda estão no foco dos candidatos nas eleições de 2022
/

Neste episódio do podcast Sociedade em Foco, o professor José Luiz Portella questiona a forma como são apresentadas as políticas de transferência de renda, tema que vem sendo discutido de forma recorrente entre os candidatos à Presidência do Brasil em 2022. Para ele, os candidatos prometem muito sobre as políticas públicas, mas não detalham a estrutura e as consequências que essas políticas devem ter.

O professor comenta sobre o mar de intenções entre os candidatos em períodos de eleição: “A intenção é igual para todo mundo, qualquer candidato, seja de direita, esquerda ou centro, quer dar comida mais barata para a população, quer que a população ganhe melhor, viva melhor. O que não existe são as pessoas mostrando como elas vão elaborar a estrutura de implantação, que é a maior falha das nossas políticas públicas”. 

Portella ainda destaca que um dos principais problemas é a falta de menção às consequências provocadas pelas políticas. A falta de uma estrutura sólida, que indique de onde o dinheiro vai ser retirado e quais os impactos que a verba causará em outras áreas, é comum entre os candidatos.

O eleitor deve se apoiar na priorização dos candidatos. Por isso, é importante deixar claro quais pautas receberão mais atenção em um suposto mandato. “Ninguém vai conseguir fazer tudo, tem programas que abordam tudo, é como se chegasse alguém lá e tudo de repente ficasse perfeito, não é assim nas políticas públicas”, aponta o professor.


Momento Sociedade
O Momento Sociedade vai ao ar na Rádio USP todas as segundas-feiras, às 8h30 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.