Sociedade em Foco #114: Pesquisas funcionam como referenciais em tempos de eleição

Para José Luiz Portella, elas são como fotos do momento e servem como base para informar a população

 31/05/2022 - Publicado há 2 anos
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade - USP
Sociedade em Foco #114: Pesquisas funcionam como referenciais em tempos de eleição
/

Em mais um episódio do podcast Sociedade em Foco, o professor José Luiz Portella, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, examina as diferenças entre pesquisas e enquetes em meio ao cenário das eleições brasileiras.

O professor indica que a principal distinção entre os métodos para o levantamento de dados é amostral: “A pesquisa é algo feito cientificamente e estatisticamente para representar a amostra, é uma amostra bem montada que representa o todo. A enquete depende de uma participação espontânea, por exemplo em uma enquete por telefone, liga quem quer, ou em uma enquete por rede social, a pessoa participa se quiser”.

As pesquisas costumam ter uma margem de erro e um intervalo de confiança. “A margem de erro é porque a pesquisa não é exata, ela pode ser um pouco para mais ou um pouco para menos”, afirma Portella. Os levantamentos podem ter pequenas variações em comparação com a realidade e a margem ameniza essas falhas, usualmente utilizando 3% a mais ou a menos para aferir um possível resultado.

Além disso, na maior parte das vezes, as pesquisas têm um intervalo de confiança de 95%. O professor comenta que “se você fizer 100 pesquisas exatamente iguais àquela, 95 vão bater o resultado e cinco não. Então, a estatística avisa que tem uma possibilidade daquela pesquisa não estar sendo representada fielmente”.

De acordo com Portella, a pesquisa é uma foto do momento: “Tem acontecimentos que mudam a pesquisa. Eu posso fazer uma pesquisa hoje, alguém tomar uma facada amanhã, isso causa um impacto emocional e depois de amanhã a pesquisa já é outra. Se isso ocorrer em cima da eleição, por exemplo, as pessoas vão dizer que a pesquisa errou, mas na verdade mudou a fotografia, porque existe uma coisa que é o fato social acontecendo”.

O professor aponta que as pesquisas são referências, funcionam para informar as pessoas e servem como base para que elas saibam sobre o cenário de determinado tema, como, por exemplo, em momentos de eleição.


Momento Sociedade
O Momento Sociedade vai ao ar na Rádio USP todas as segundas-feiras, às 8h30 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.