SaúDiversidade #34: Lesbocídio

Mario Cesar Vilhena e Vivian Avelino-Silva conversam sobre lesbocídio com Suane Felippe Soares, doutora e mestra pelo Programa em Associação Ampla de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva PPGBIOS-UFRJ/UFF/UERJ/Fiocruz

 30/06/2021 - Publicado há 3 anos
SaúDiversidade - USP
SaúDiversidade - USP
SaúDiversidade #34: Lesbocídio
/

Mario Cesar Vilhena e Vivian Avelino-Silva conversam sobre o lesbocídio com Suane Felippe Soares, doutora e mestra pelo Programa em Associação Ampla de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva PPGBIOS-UFRJ/UFF/UERJ/Fiocruz, especialista em Gênero e Sexualidade pelo Instituto de Medicina Social-IMS-UERJ; é formada em História na UFF/RJ e atualmente é doutoranda em História Social pelo PPGHIS/UFRJ. Além disso, integra o GT de Gênero da ANPUH do Rio de Janeiro e Nacional, o LES – Laboratório de Estudos e Pesquisa em Lesbianidade, Gênero, Raça e Sexualidades (UFRB) e a Rede LesBi-Brasil – Rede de Ativistas e Pesquisadoras Lésbicas e Bissexuais do Brasil. É coautora, entre outros títulos, do Dossiê sobre lesbocídio no Brasil: de 2014 até 2017 e outros títulos.

A publicação é fruto de um projeto de pesquisa que buscou investigar “as especificidades dos assassinatos de lésbicas no Brasil” e criar “um banco de dados na busca pela visibilização da memória lésbica”.

As autoras definem lesbocídio como “morte de lésbicas por motivo de lesbofobia ou ódio, repulsa e discriminação contra a existência lésbica” e afirma que, “diferente do feminicídio, não é um ato que possui tão recorrentemente características domésticas e familiares (…) São hegemonicamente tentativas de extermínio, catalogadas como crimes de ódio e motivadas por preconceito. São ações que demonstram a inabilidade de alguns segmentos da população de aceitarem as lésbicas e as respeitarem como pessoas em igualdade direitos e deveres constitucionais”.

Indicações Cultura Transviada: Yakunã Tuxá, artista visual e ilustradora (@yacunatuxa) – retrata a mulher lésbica indígena (e mulher indígena em geral); Ani Ganzala, artista que ilustra cultura negra e religiões de matriz africana (@ganzalarts); J Lo Borges, artista, historiadora e poeta que retrata a mulher lésbica (@jloborges); The Half of It ou Você Nem Imagina, filme dirigido por Alice Wu; Vem Cá: Vamos Conversar Sobre a Saúde Sexual de Lésbicas e Bissexuais, livro de Larissa Darc.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.