Saúde Sem Complicações #74: Síndrome mão-pé-boca tem sintomas iniciais parecidos com resfriado

Mais comum em crianças, a doença é infectocontagiosa e pede acompanhamento pediátrico para auxiliar nos cuidados com a imunidade e evitar agravamentos

Jornal da USP
Jornal da USP
Saúde Sem Complicações #74: Síndrome mão-pé-boca tem sintomas iniciais parecidos com resfriado
/

O podcast Saúde Sem Complicações desta semana recebe Maria Celia Cervi, professora de pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e coordenadora do serviço de infectologia pediátrica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, para falar sobre a síndrome mão-pé-boca, que é infectocontagiosa.

O que é a síndrome mão-pé-boca?

A síndrome é causada pela infecção através de diversos vírus e a contaminação ocorre por meio de secreções nasais, saliva ou líquido das feridas que a doença pode causar. O paciente pode se infectar por contato com outra pessoa ou por objetos contaminados, “é mais comum em crianças pela forma de contágio”, explica a especialista.

Os sintomas iniciais se assemelham ao de uma gripe, podendo apresentar tosse, espirro e coriza. Caso a infecção persista, podem surgir sintomas de febre e lesões na boca, nas palmas das mãos e nas plantas dos pés. Conta a professora, que a doença é mais transmissível durante a fase de lesões (exantemática); em casos raros, se algum enterovírus atingir a corrente sanguínea do paciente pode provocar meningite ou encefalite.

A duração da doença “depende da imunidade da criança e da carga de vírus que ela recebeu”, afirma Maria Celia, adiantando que, em média, a fase de contaminação leva de dez a 14 dias. Durante esse período, o tratamento é feito de acordo com os sintomas que a criança apresenta, “sem um antiviral específico”, pontua a especialista.


Saúde sem complicações

Produção e Apresentação: Mel Vieira
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Edição: Rita Stella
E-mail: ouvinte@usp.br
Horário: terça-feira, às 13h.
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS
 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.