Saúde sem Complicações#1: Métodos contraceptivos, como eles funcionam no organismo?

Mariane Nunes de Nadai, médica assistente do setor de Reprodução Humana do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC-FMRP) da USP, é professora na Faculdade de Medicina da USP em Bauru, fala que cabe ao médico explicar que existem outros métodos e dizer para a paciente o que ela pode ou não usar

Por - Editorias: - URL Curta: jornal.usp.br/?p=286521

Saúde sem Complicações#1: Métodos contraceptivos, como eles funcionam no organismo?
Saúde sem Complicações

 
 
00:00 / 4:01
 
1X
 

No programa desta semana, o tema abordado são os métodos contraceptivos, com Mariane Nunes de Nadai, médica assistente do setor de Reprodução Humana do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC-FMRP) da USP. Mariane também é professora na Faculdade de Medicina da USP em Bauru. E atua principalmente nas áreas de reprodução humana, anticoncepção e ginecologia infanto-puberal.  

Na entrevista, a professora explica quais são os métodos contraceptivos que estão disponíveis atualmente e como eles funcionam no organismo. Mariane afirma que, apesar de existirem diversos tipos, o mais utilizado ainda é a pílula anticoncepcional. Segundo a professora, isso acontece, muitas vezes, por desconhecimento das outras opções, “por isso cabe ao médico explicar que existem outros métodos e dizer para a paciente o que ela pode ou não usar”. 

Além da pílula, a laqueadura também é um método considerado popular entre as mulheres. Mariane fala ainda que é muito importante conversar sobre contracepção no consultório, para que seja indicada a alternativa ideal para cada paciente. No programa, a professora cita outros métodos disponíveis como os injetáveis, de adesivo, intra-uterino,  subdérmicos e preservativos masculino e feminino .   

 

Ouça no link acima a íntegra do programa Saúde sem Complicações.


Saúde sem complicações

O programa Saúde sem Complicações é produzido pela locutora Mel Vieira e por Maju Petroni, com apresentação de Mel Vieira e trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Coordenação de Rosemeire Talamone. No ar todas as terças, às 13h. Você pode sintonizar a Rádio USP em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS.

Ouça no link acima a íntegra do programa Saúde sem complicações

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.