Saúde Sem Complicações #99: Vitamina D auxilia na retenção do cálcio

O especialista Ivan Savioli Ferraz comenta a importância da vitamina D e suas principais funções

 06/10/2022 - Publicado há 1 ano
Jornal da USP no ar: Medicina
Jornal da USP no ar: Medicina
Saúde Sem Complicações #99: Vitamina D auxilia na retenção do cálcio
/

O podcast Saúde Sem Complicações desta semana recebe Ivan Savioli Ferraz, professor do Departamento de Pediatria e Puericultura da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, pesquisador da Nutrição infantil e da Epidemiologia da deficiência dos micronutrientes na infância e na adolescência, com ênfase nas vitaminas A e D.

O professor conta que a principal função da vitamina D é a retenção de cálcio no organismo, mantendo a saúde dos ossos. A falta desta vitamina pode levar a doenças como o raquitismo nas crianças, e à osteomalacia nos adultos, conhecida também como osteoporose ou osso frágil. Ferraz esclarece que atualmente se sabe que a vitamina D apresenta outras funções. “Hoje a vitamina D está sendo implicada na regulação do açúcar, por exemplo, ela tem importância também no controle da diabete, em alguns tipos de câncer e doenças autoimunes.”

Para o indivíduo adquirir a vitamina D, existem três formas. A primeira delas, a mais importante, é por meio do sol. “Ao chegar na pele, os raios de sol atingem uma molécula que é transformada em um precursor e então transformada em vitamina D”, conta o professor. A segunda forma é através da ingestão de alimentos ricos em vitamina D, como o salmão. E, por fim, é possível adquirir essa vitamina por meio de produtos disponíveis nas farmácias.

Sobre a suplementação da vitamina D, Ferraz acredita ser necessária apenas em pessoas que realmente sejam deficientes desta vitamina. “O que a gente observa hoje é um abuso tanto do uso da vitamina D, como do pedido de testes para se detectar a concentração nos pacientes.” 

Os ouvintes podem enviar sugestões de temas e comentários para o e-mail: ouvinte@usp.br.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.