Saúde sem Complicações #97: Andropausa é uma síndrome ampla e afeta a qualidade de vida do homem

Conhecida como a “menopausa masculina”, o diagnóstico precoce pode evitar complicações futuras para além da disfunção erétil, como a perda de massa muscular

Por
 08/09/2022 - Publicado há 2 anos
Jornal da USP no ar: Medicina
Jornal da USP no ar: Medicina
Saúde sem Complicações #97: Andropausa é uma síndrome ampla e afeta a qualidade de vida do homem
/

O programa Saúde Sem Complicações desta semana recebe Murilo Ferreira de Andrade, especialista em urologia e graduado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, para falar sobre andropausa, uma síndrome clínica que se dá quando os níveis de hormônio masculino, a testosterona, diminuem, causando uma situação semelhante com a da menopausa feminina.

O médico esclarece que embora alguns aspectos da andropausa se assemelhem com a menopausa, do ponto de vista biológico esta não é uma comparação correta. Enquanto na menopausa existe uma interrupção da produção dos hormônios femininos, no caso dos homens, o que ocorre é um declínio, uma diminuição. Outra diferença importante, é que a menopausa atinge todas as mulheres, já a andropausa não acomete todos os homens, conta Murilo.

O especialista afirma que o homem, em geral, têm muita dificuldade em aceitar essa fase da vida, mas que ao procurar ajuda sua qualidade de vida pode melhorar. A disfunção erétil é o problema que mais assusta os homens e a principal causa para procurarem o médico, mas este não é o único sintoma da andropausa. “São vários sinais e sintomas, o homem pode perder massa muscular, força na musculatura, por exemplo”, alerta Andrade.

O diagnóstico da andropausa é feito através de exames clínicos, questionários específicos e testes em laboratórios, para ajudar na dosagem da testosterona durante o tratamento. O médico alerta para o diagnóstico precoce, que pode evitar outros sintomas da andropausa e afirma que o homem deve fazer consultas anuais ao urologista, em especial após os 40 anos, quando deve iniciar o rastreamento preventivo do câncer de próstata.

Os ouvintes podem enviar sugestões de temas e comentários para o e-mail: ouvinte@usp.br.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.