Saúde Sem Complicações #94: Especialista fala como os métodos contraceptivos funcionam no organismo da mulher

Com diversas opções no mercado, a escolha do método deve ser feita em conjunto com o médico que indicará a melhor opção em cada caso

Por
Jornal da USP no ar: Medicina
Jornal da USP no ar: Medicina
Saúde Sem Complicações #94: Especialista fala como os métodos contraceptivos funcionam no organismo da mulher
/

O programa Saúde Sem Complicações desta semana recebe a médica Mariane Nunes de Nadai, assistente do setor de Reprodução Humana do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC-FMRP) da USP e professora do curso Medicina da USP em Bauru. Especialista em reprodução humana, anticoncepção e ginecologia infanto-puberal, Mariane fala sobre os principais métodos contraceptivos femininos.

Segundo Mariane, apesar da laqueadura e a pílula anticoncepcional serem os métodos mais utilizados pelas mulheres brasileiras, existem diversas opções disponíveis. A médica conta como eles funcionam no organismo e fala da importância do profissional da saúde na hora da escolha do método, que deve avaliar as particularidades de cada paciente.

Na entrevista, a especialista fala também sobre os métodos injetáveis, de adesivo, implantes, intrauterinos, e os preservativos, masculino e feminino, e explica como cada um funciona e quais os benefícios e malefícios que eles podem trazer.

Os ouvintes podem enviar sugestões de temas e comentários para o e-mail: ouvinte@usp.br.


Saúde sem complicações

Produção e Apresentação: Mel Vieira
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Edição: Rita Stella
Coordenação: Rosemeire Talamone
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS
 

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.