Saúde Sem Complicações #92: Problemas de baixa estatura na infância – especialista alerta para as principais causas

A baixa estatura não se relaciona somente a problemas hormonais; deficiências no funcionamento do organismo e fatores genéticos também influenciam

 30/06/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 04/07/2022 as 7:09
Jornal da USP no ar: Medicina
Jornal da USP no ar: Medicina
Saúde Sem Complicações #92: Problemas de baixa estatura na infância - especialista alerta para as principais causas
/

O podcast Saúde Sem Complicações desta semana recebe o médico Sonir Antonini, especialista em Endocrinologia Pediátrica e professor do Departamento de Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina em Ribeirão Preto da USP, para falar sobre a baixa estatura e abordar os principais aspectos desse problema que traz preocupações para muitos pais.

Antonini explica que apesar de muitos acreditarem que a maior fase de crescimento seja na puberdade, isto não é uma verdade absoluta. É durante o período intrauterino que ocorre o maior desenvolvimento do indivíduo, chegando a 50 cm. Na puberdade se encerra o ciclo de crescimento, e o adolescente ganha de 10 cm a 12 cm por ano, o que representa de 15% a 20% da altura final desenvolvida.

Mas a maioria dos pais começa a reparar na estatura do seu filho quando ele inicia o período escolar, fazendo uma comparação com as outras crianças da turma, entre os 5 e 7 anos de idade. Após notar alguma alteração, os pais devem levar essa criança ao pediatra ou em um especialista que irá analisar a partir de índices estabelecidos se essa criança está abaixo do que é considerado normal para aquela idade ou até mesmo se o padrão de crescimento diminuiu com o passar do tempo.

A deficiência no hormônio do crescimento é tratada atualmente a partir da administração diária do hormônio sintético através de injeções subcutâneas que devem ser tomadas no período noturno, quando o hormônio é secretado pelo organismo. Com acompanhamento médico as doses são ajustadas até o final do processo de crescimento do indivíduo.

Os ouvintes podem enviar sugestões de temas e comentários para o e-mail: ouvinte@usp.br.


Saúde sem complicações

Produção e Apresentação: Mel Vieira
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Edição: Rita Stella
Coordenação: Rosemeire Talamone
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS
 

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.