Saúde Sem Complicações #91: Crianças também podem ser afetadas por doenças reumáticas

As doenças reumáticas, geralmente autoimunes e de fundo genético, podem se desenvolver em crianças 

 02/06/2022 - Publicado há 2 anos
Jornal da USP no ar: Medicina
Jornal da USP no ar: Medicina
Saúde Sem Complicações #91: Crianças também podem ser afetadas por doenças reumáticas
/

O podcast Saúde Sem Complicações desta semana recebe a médica reumatologista pediátrica Luciana Martins de Carvalho, do Serviço de Reumatologia Pediátrica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP, para falar sobre a incidência de doenças reumáticas em crianças, conhecida popularmente como reumatismo.

Luciana explica que o termo reumatismo, na verdade, faz referência a um grupo grande de doenças denominadas reumáticas. Geralmente são doenças autoimunes que se desenvolvem em pacientes com predisposição genética e que em algum momento da vida são estimuladas por gatilhos, como infecções bacterianas e virais e situações de estresse que desencadeiam a doença.

Apesar da maioria dos adultos acreditarem que crianças não são afetadas por esse grupo de doenças, a crença não é verídica. A especialista esclarece que crianças sofrem com doenças reumáticas e alerta sobre os sintomas. Nessa faixa etária, o principal sintoma é a mudança de comportamento, as crianças apresentam irritação, dificuldade em se movimentar e perda de mobilidade que, associadas com outros sintomas como febre sem explicação, lesões de pele crônicas e perda de peso, podem sugerir a existência de doença reumática.

O diagnóstico e tratamento dependem de alguns fatores. “É importante uma história clínica adequada, um acompanhamento adequado, uma avaliação dos sintomas e depois disso o pediatra vai direcionar para os exames mais importantes para aquela hipótese de diagnóstico.” Por ser um grupo grande de doenças, após o diagnóstico cada doença recebe um tratamento específico e adequado.

Os ouvintes podem enviar sugestões de temas e comentários para o e-mail: ouvinte@usp.br.


Saúde sem complicações

Produção e Apresentação: Mel Vieira
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Edição: Rita Stella
Coordenação: Rosemeire Talamone
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS
 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.