Saúde Sem Complicações #90: O sarampo é grave, altamente contagioso e tem uma letalidade considerável, alerta médico

Cobertura vacinal contra o sarampo caiu 20% nos últimos anos e fez com que o Brasil perdesse o certificado de país livre da doença

 05/05/2022 - Publicado há 2 anos
Jornal da USP no ar: Medicina
Jornal da USP no ar: Medicina
Saúde Sem Complicações #90: O sarampo é grave, altamente contagioso e tem uma letalidade considerável, alerta médico
/

O podcast Saúde Sem Complicações desta semana fala sobre a volta de uma doença que estava erradicada no Brasil, o sarampo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil corre o risco de um surto, com isso o País retrocede algumas décadas.

Na década de 1990, o Brasil chegou a quase 100% de cobertura vacinal contra o sarampo. Para o professor Fernando Bellissimo Rodrigues, do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, uma das causas para essa nova realidade está na queda da cobertura vacinal em 20%, o que enfraqueceu a blindagem, tornando o Brasil suscetível nos casos de imigração, principalmente vindos da Venezuela e até mesmo por turismo da Europa. Com isso, o Brasil perdeu o certificado de país livre da doença.

O sarampo é grave, altamente contagioso e tem uma letalidade considerável, alerta Bellissimo. Para o professor, é uma tremenda ignorância as pessoas temerem ou propagarem o temor das vacinas, isso representa um retrocesso imenso, porque as vacinas estão entre os itens mais seguros e efetivos que a humanidade já inventou.


Saúde sem complicações

Produção e Apresentação: Mel Vieira
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Edição: Rita Stella
Coordenação: Rosemeire Talamone
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS
 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.