Saúde sem Complicações #89: Casos de queimaduras graves oferecem riscos à vida

Queimaduras que provocam lesões complexas, profundas e extensas precisam passar por transplante de pele para evitar que microorganismos externos entre no corpo

 07/04/2022 - Publicado há 2 anos
Saúde sem complicações - USP
Saúde sem complicações - USP
Saúde sem Complicações #89: Casos de queimaduras graves oferecem riscos à vida
/

O Saúde sem Complicações desta semana traz o professor Jayme Farina Junior, chefe da Divisão de Cirurgia Plástica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP, para falar sobre queimaduras.

No Brasil, o uso inadequado do álcool é a principal causa de queimaduras em adultos. Já no caso das crianças, o mais comum é por meio do escaldamento, ou seja, a queimadura causada por um líquido ou vapor quente. Esse é um acidente que pode ocorrer no dia a dia, por isso é preciso que os responsáveis estejam atentos. “A criança pode mexer no cabo da panela e o líquido quente cair sobre ela ou pode colocar a mão na tampa do forno e se queimar”, exemplifica Farina Junior.

Segundo o especialista, na ausência da pele não há sobrevida. Dessa forma, em casos de queimaduras que causam lesões complexas, profundas ou extensas na pele, é necessário realizar um transplante. Farina Junior informa que há três maneiras para fazer o procedimento. A primeira é retirar uma camada fina de pele de uma área do corpo para colocar na região lesada. Já quando o indivíduo não tem pele suficiente, ele pode optar pela pele do banco de doação ou pela pele artificial. Enquanto a pele artificial não tem perigo de rejeição, a do banco de doação cicatriza mais rápido, evitando a perda de água, de proteína e diminuindo a chances de infecção externa, pois cria uma barreira.

Os ouvintes podem enviar sugestões de temas e comentários para o e-mail: ouvinte@usp.br.


Saúde sem complicações

Produção e Apresentação: Mel Vieira
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Edição: Rita Stella
Coordenação: Rosemeire Talamone
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS
 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.