Saúde Sem Complicações #86: Intersexualidade causa problemas de identificação sexual e necessita de apoio profissional

A definição de sexualidade vai muito além de apenas características físicas, portanto as causas da intersexualidade vão desde questões químicas do corpo até configurações psicológicas

 10/02/2022 - Publicado há 2 anos
Saúde sem complicações - USP
Saúde sem complicações - USP
Saúde Sem Complicações #86: Intersexualidade causa problemas de identificação sexual e necessita de apoio profissional
/

O podcast Saúde Sem Complicações traz entrevista com a professora Ester Silveira Ramos,  do Departamento de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. Especialista em genética clínica, a professora fala sobre a intersexualidade, anteriormente chamada de hermafroditismo, que diz respeito a casos em que a pessoa possui alterações biológicas que dificultam a identificação da sexualidade.

O que é intersexualidade?

Segundo Ester, a intersexualidade representa as “alterações médicas que causam problemas de identificação clássica entre um homem e uma mulher”. Essas alterações podem atingir o DNA ou as gônadas, termo que se refere aos órgãos do sistema reprodutor que são responsáveis pela produção de células gaméticas, nos casos em que a pessoa não tem nem um ovário ou testículo completo ou quando as gônadas são da sexualidade oposta à externa. A professora também explica que o termo abrange os casos psicológicos, em que o indivíduo não se identifica fisicamente com seu corpo.

+ Mais

Um em cada quatro mil recém-nascidos pode apresentar intersexualidade

Causas da intersexualidade

Por abranger uma ampla gama de doenças, a intersexualidade pode acontecer por diversas razões, explica Ester, como “o uso de alguma medicação pela mãe, problemas enzimáticos e problemas na constituição do embrião”. A professora conta que a definição de sexualidade vai muito além de apenas características físicas, portanto as causas da intersexualidade vão desde questões químicas do corpo a configurações psicológicas. 

O intersexualismo é considerado uma doença?

Ester explica que quando se trata de condições biológicas e médicas, afetando níveis hormonais do organismo, diferentemente de quando envolve apenas questões de identidade, são características que devem ser tratadas e estudadas de um ponto de vista clínico. Segundo a professora, “o tratamento desses casos começa com a família, com o acolhimento, passando também por casos que necessitam de tratamentos hormonais e cirurgias; então, cada caso é específico”.

Os ouvintes podem enviar sugestões de temas e comentários para o e-mail: ouvinte@usp.br.


Saúde sem complicações

Produção e Apresentação: Mel Vieira
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Edição: Rita Stella
Coordenação: Rosemeire Talamone
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS
 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.