Saúde Sem Complicações #81: Molusco contagioso é uma virose comum na infância

Pequenas lesões na pele e caroços por todo o corpo são sintomas da doença que também pode acometer adultos

 16/11/2021 - Publicado há 2 anos
Saúde sem complicações - USP
Saúde sem complicações - USP
Saúde Sem Complicações #81: Molusco contagioso é uma virose comum na infância
/

O podcast Saúde Sem Complicações desta semana recebe Cacilda da Silva Souza, professora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, para falar sobre o molusco contagioso. Na entrevista, a especialista explica o que é a virose e suas características.

O que é molusco contagioso?

Trata-se de um “problema da pele, causado por um vírus”, que, em geral, “acomete crianças”, embora também possa atingir adultos com baixa imunidade, informa Cacilda.

Sintomas e diagnóstico do molusco contagioso

Comprometimento da pele, pequenas lesões assintomáticas e caroços são sintomas da virose que podem aparecer por todo o corpo, como áreas genitais, mas, sobretudo, em áreas expostas como braços e pernas, segundo a professora.

O diagnóstico do molusco contagioso é predominantemente clínico, adianta Cacilda. “Primeiro, observa-se a localização da lesão, o aspecto da lesão, a faixa etária” e, em alguns casos de pacientes adultos, em que o surgimento de tais lesões não é frequente, são necessários alguns exames complementares. Quando há muitas lesões nas áreas genitais de um adulto é preciso investigar se “não houve uma transmissão por contato sexual”.

Tratamento do molusco contagioso

O tratamento para a dermatose é definido a partir da faixa etária da criança, localização e número de lesões. Ao analisar tais critérios, é preciso “conversar com a mãe sobre isso, falando da evolução natural (cura da virose) e se realmente existe o desejo de tratar aquelas lesões”, adianta Cacilda, que dá mais detalhes das estratégias de tratamento para o ouvinte.

Os ouvintes podem enviar sugestões de temas e comentários para o e-mail: ouvinte@usp.br


Saúde sem complicações

Produção e Apresentação: Mel Vieira
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Edição: Rita Stella
Coordenação: Rosemeire Talamone
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS
 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.