Saúde Sem Complicações #78: Obstrução intestinal pode ser grave, mas pode ser prevenida com controle alimentar

Avaliação e acompanhamento do doente devem ser atentas, já que em casos graves pode faltar circulação sanguínea na região, com risco de peritonite

Jornal da USP
Jornal da USP
Saúde Sem Complicações #78: Obstrução intestinal pode ser grave, mas pode ser prevenida com controle alimentar
/

O podcast Saúde Sem Complicações desta semana recebe, José Sebastião dos Santos, professor titular do Departamento de Cirurgia e Anatomia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, para falar sobre obstrução intestinal. Santos é chefe da divisão de cirurgia do aparelho digestivo e coordenador do centro de endoscopia digestiva,ambos do Hospital das Clínicas da FMRP (HCRP). 

O que é obstrução intestinal

“A obstrução intestinal é a dificuldade que os alimentos ou os líquidos produzidos pelo tubo digestivo têm de transitarem livremente”, explica o professor Santos, adiantando que a obstrução pode ser mecânica, decorrente de uma lesão ou, ainda, resultado de fatores externos ao intestino, como doenças imunológicas e alterações hormonais.

Alguns dos sintomas desta doença são: dor, vômitos, desidratação, distensão do abdome. O indivíduo também pode deixar de eliminar fezes e gases, mas, alerta Santos, “os sintomas podem variar de acordo com o local da obstrução”, por isso o médico deve ter ficar atento na avaliação e acompanhamento do doente para evitar danos maiores ou mortalidade. É que em casos mais graves a obstrução pode acarretar falta de circulação sanguínea na região, causando necrose e até perfuração no intestino, o que pode levar à infecção generalizada, chamada peritonite.

Sobre o tratamento, o professor informa que pode ser preventivo, incluindo frutas, verduras e legumes na alimentação, já que ajudam no funcionamento do intestino; que devem ser tratados os portadores de hérnia com sintomas e, em casos onde a obstrução já existe, o tratamento pode ser cirúrgico para a retirada da parte obstruída ou a colocação de uma prótese por endoscopia.


Saúde sem complicações

Produção e Apresentação: Mel Vieira
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Edição: Rita Stella
E-mail: ouvinte@usp.br
Horário: terça-feira, às 13h.
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS
 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.