Saúde Sem Complicações #73: Dor no peito por mais de cinco minutos pode indicar infarto do miocárdio

Com diagnóstico e tratamento precoce, Síndrome Coronariana Aguda repercute pouco no coração

 31/08/2021 - Publicado há 3 anos
Saúde sem complicações - USP
Saúde sem complicações - USP
Saúde Sem Complicações #73: Dor no peito por mais de cinco minutos pode indicar infarto do miocárdio
/

O podcast Saúde Sem Complicações desta semana recebe Carlos Henrique Miranda, professor do Departamento de Clínica Médica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, para falar sobre a Síndrome Coronariana Aguda (SCA). Na entrevista o especialista explica o que é a condição e suas características.

O que é a Síndrome Coronariana Aguda

A SCA é o “principal tipo de ataque cardíaco” e a “principal causa de mortalidade no mundo e também no nosso país”, conta Miranda. Seu sintoma mais comum é a dor no peito, que vem a partir da interrupção do fluxo sanguíneo para o coração. O infarto agudo do miocárdio é a classificação mais conhecida da SCA, segundo o especialista. Além de dores torácicas, outros sintomas da síndrome são falta de ar, náuseas, vômitos e alta sudorese.

O especialista adianta que na presença de dores no peito que duram “mais de cinco minutos” – que podem ser desencadeadas por esforço físico ou estresse emocional e irradiar para outros membros do corpo, como braços, pescoço e mandíbula – é preciso procurar por atendimento médico rapidamente, pois, com a identificação e tratamento precoce, a situação causa poucas repercussões para o coração.

“O tratamento precoce do infarto previne a ocorrência de arritmias graves, falência da bomba do coração e o desenvolvimento dessa insuficiência cardíaca”, entre outras complicações que podem ocorrer já na internação ou após o infarto. Segundo Miranda, o eletrocardiograma é o exame fundamental diante de dores torácicas.

Ainda segundo o médico, a obesidade, hipertensão arterial, diabete, sedentarismo, tabagismo, colesterol elevado, histórico familiar, estresse emocional e o próprio envelhecimento são fatores de risco para a SCA.  

Os ouvintes podem enviar sugestões de temas e comentários para o e-mail: ouvinte@usp.br


Saúde sem complicações

Produção e Apresentação: Mel Vieira
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Edição: Rita Stella
Coordenação: Rosemeire Talamone
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS
 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.