Saúde Sem Complicações #70: Doença de Gaucher acomete fígado ou baço e é hereditária

Casos diagnosticados ainda na infância são os que apresentam mais gravidade para a doença que ainda não tem cura

 10/08/2021 - Publicado há 3 anos
Jornal da USP no ar: Medicina
Jornal da USP no ar: Medicina
Saúde Sem Complicações #70: Doença de Gaucher acomete fígado ou baço e é hereditária
/

O Saúde Sem Complicações desta semana recebe o professor José Simon Camelo Junior, do Departamento de Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, para falar sobre a doença de Gaucher

O que é doença de Gaucher?

É uma doença metabólica rara em que ocorre o acúmulo de esfingolipídio (molécula de gordura) no fígado ou no baço, causando o aumento desses órgãos e até mesmo o enfraquecimento dos ossos. O professor explica que a doença pode apresentar três variações. O tipo um acomete o fígado, o baço e a medula óssea; os tipos dois e três apresentam manifestações neurológicas e podem levar à morte em poucos anos.

A incidência da doença é baixa, apenas um caso a cada 40 mil pessoas, e tem como fator de risco a consanguinidade. Fígado e baço aumentados, anemia e dores ósseas levam a um quadro clínico que possibilita o diagnóstico da doença que é feito em três etapas: o descarte da possibilidade de outras doenças, a dosagem de uma enzima (a beta-galactosidase) e, por último, o diagnóstico molecular. A melhor idade para o diagnóstico é até os 20 anos de idade.

De origem genética, a doença de Gaucher ainda não apresenta cura, apenas tratamento, explica o professor. O controle é realizado por meio da aplicação quinzenal de uma enzima para auxiliar no metabolismo dos lipídios. 


Saúde sem complicações

Produção e Apresentação: Mel Vieira
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Edição: Rita Stella
Coordenação: Rosemeire Talamone
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS
 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.