Saúde Sem Complicações #66: Entenda o que é e como tratar a osteomielite

Infecção óssea curável, com diferentes classificações, que merece atenta investigação clínica e exames complementares

 13/07/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 15/07/2021 as 16:43
Saúde sem complicações - USP
Saúde sem complicações - USP
Saúde Sem Complicações #66: Entenda o que é e como tratar a osteomielite
/

O podcast Saúde Sem Complicações desta semana recebe Nilton Mazzer, professor e especialista em ortopedia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, para falar sobre osteomielite. Na entrevista, o professor explica o que é e como ocorre essa doença.

O que é a osteomielite

A osteomielite é uma infecção óssea curável que causa três tipos de incidências: aguda, com quadro explosivo de inflamação e febre; subaguda, de evolução mais lenta, e crônica, prolongada, resistente à cura e de possível reincidência. O tipo agudo é frequente em crianças que demonstram falta de mobilidade em algum membro, como o ombro ou a perna. Raramente, este tipo atinge pessoas adultas, mas é possível em algumas situações com fraturas expostas. Segundo Mazzer, a osteomielite também pode acontecer através da corrente sanguínea, quando é chamada de “hematogênica”.

Nas crianças, os sintomas gerais da doença são febre, dores localizadas e incapacidade de caminhar, ao atingir membros inferiores. Adultos mais jovens podem apresentar as mesmas manifestações que as crianças, “febre na osteomielite pós-traumática” e “fístula com drenagem de pus”. Já nas pessoas idosas, “a resposta imunológica é mais branda”.

Segundo o especialista, o diagnóstico da osteomielite exige atenta investigação clínica, acompanhada de exames complementares, como radiografia, coleta de sangue e hemograma. Mazzer ainda conta que a doença pode deixar sequelas nos pacientes.  

Tratamento da osteomielite

“Cada caso é um caso”, afirma o professor. Em quadro agudo e recente, o tratamento é cirúrgico com drenagem do abscesso. Já no caso da osteomielite em evolução, é provável, uma ou até duas cirurgias “para limpar todo aquele osso necrótico e permitir uma cicatrização”. Em pessoas adultas, é preciso verificar a causa da doença para decidir o tratamento adequado. 

Os ouvintes podem enviar sugestões de temas e comentários para o e-mail: ouvinte@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.