Saúde Sem Complicações #61: Síndrome do Intestino Curto é causada por problemas vasculares ou doenças inflamatórias

Gravidade da síndrome está relacionada a porcentual do intestino delgado perdido pelo paciente

 08/06/2021 - Publicado há 3 anos
Saúde sem complicações - USP
Saúde sem complicações - USP
Saúde Sem Complicações #61: Síndrome do Intestino Curto é causada por problemas vasculares ou doenças inflamatórias
/

O podcast Saúde Sem Complicações desta semana recebe o médico Fernando Bahdur Chueire, da divisão de Nutrologia do Hospital das Clínicas (HC), da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, para falar sobre a Síndrome do Intestino Curto, condição rara que pode ser causada pela remoção de uma parte do intestino delgado.  

Síndrome do Intestino Curto 

No Brasil, ainda não existem dados sobre a quantidade de pacientes com a síndrome, mas, segundo Chueire, é possível que atinja de uma a cinco pessoas com mais de 30 anos a cada milhão de habitantes. A doença é causada por problemas vasculares, retirada de um pedaço do intestino delgado ou doenças inflamatórias que acometem a região, órgão do sistema digestório com cerca de seis metros de comprimento e é responsável pela digestão e absorção de nutrientes.

Esse órgão, quando tem mais de 50% do seu comprimento retirado, pode sofrer com a síndrome, manifestando sintomas como diarreia, desidratação, emagrecimento e perda de nutrientes, vitaminas e alguns minerais – potássio, sódio, magnésio e fósforo. A gravidade desses sintomas varia de acordo com a quantidade de intestino delgado retirado.

Por causa desses sintomas, adianta o médico, as pessoas com intestino curto precisam seguir uma dieta específica, evitando alimentos laxativos, com uma alimentação em menores porções mais vezes ao dia e com suplementos vitamínicos.

Os ouvintes podem enviar sugestões de temas e comentários para o e-mail: ouvinte@usp.br.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.