Saúde Sem Complicações #50: Tremor essencial afeta principalmente as mãos e não tem cura

O distúrbio, que é confundido com doença de Parkinson, atinge especialmente pessoas idosas

 16/03/2021 - Publicado há 3 anos
Saúde sem complicações - USP
Saúde sem complicações - USP
Saúde Sem Complicações #50: Tremor essencial afeta principalmente as mãos e não tem cura
/

O podcast Saúde Sem Complicações desta semana recebe Vitor Tumas, professor de Neurologia do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, para falar sobre o tremor essencial (TE). Na entrevista, o professor explica o que é o distúrbio, suas causas, seus sintomas e o diagnóstico e tratamento do tremor essencial.

O que é o tremor essencial

O tremor essencial é uma doença definida pela presença de tremores nas mãos, embora possa acometer outras partes do corpo, como é o caso de tremores na voz, na boca, na cabeça e nos membros inferiores. Geralmente, os tremores são benignos, e podem se manifestar em duas idades: na faixa de 20 a 30 anos de idade e depois dos 50 e 60 anos de idade, sendo esse o grupo mais atingido.

Mas esses tremores podem se transformar em problema quando tornam dificultosas tarefas comuns do cotidiano, como o ato de segurar uma xícara ou um talher. Tumas alerta para o ouvinte não confundir tremor essencial com doença de Parkinson.

Sintomas e causas do tremor essencial

Na maioria dos casos, o sintoma do tremor essencial são os tremores, afirma o professor. Mas pessoas de idade mais avançada podem apresentar outras características, como a perda de coordenação e equilíbrio, e até risco de perda de audição associada ao distúrbio. Tumas esclarece também que, o tremor essencial não é uma “doença degenerativa progressiva”, embora a piora dos tremores possa acontecer em pessoas idosas.

Além disso, o tremor essencial é uma doença hereditária, conta o professor, “embora não tenha sido identificado um gene específico para a doença”. E, em situações de tensão e após atividades físicas, os tremores se tornam mais intensos. O médico também explica qual a relação entre o consumo de álcool e o tremor essencial.

Diagnóstico e tratamento do tremor essencial

“A doença tem diagnóstico clínico, principalmente por meio de exame neurológico”, informa o médico. Existem “medicamentos por via oral que reduzem o tremor”,  normalmente de forma contínua, sendo o propranolol e a primidona os fármacos mais eficazes. Mas, esclarece Tumas, o tremor essencial não tem cura. Assim, medicação e até mesmo o tratamento cirúrgico e outras formas alternativas são paliativos.

Os ouvintes podem enviar sugestões de temas e comentários para o e-mail: ouvinte@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.