Saúde sem Complicações #48: Entenda o que é como tratar o herpes zóster ocular

Transmissível, a infecção acomete os olhos e pode até causar perda de visão

 02/03/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 03/03/2021 as 12:09
Jornal da USP no ar: Medicina
Jornal da USP no ar: Medicina
Saúde sem Complicações #48: Entenda o que é como tratar o herpes zóster ocular
/

O podcast Saúde Sem Complicações desta semana recebe João Marcelo Furtado, professor de oftalmologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP para falar sobre o herpes zóster ocular. O médico conta o que é essa infecção, quais suas causas e sintomas e, ainda, apresenta as formas de tratamento e prevenção da doença. 

Causas do herpes zóster ocular

Segundo o professor, o herpes zóster ocular é causado pelo vírus da varicella-zoster, também causador da catapora e de alterações na pele chamadas popularmente de cobreiro. O vírus, explica, pode acometer os olhos diretamente ou como manifestação secundária das lesões da pele. O mais grave, alerta Furtado, é que o herpes zóster pode levar à perda de visão.

As lesões do herpes zóster na pele, geralmente, ocorrem em apenas um lado do corpo, informa o professor, de pessoas com histórico de catapora. Essas pessoas também podem desenvolver o herpes zóster ocular, em que as lesões atingem a pálpebra, causando inchaço e outras complicações associadas, bem como alterações da superfície e até do interior dos olhos . 

Sintomas do herpes zóster ocular

O quadro clássico da infecção, afirma Furtado, é marcado por mal estar não específico, semelhante ao de um resfriado. Vermelhidão na pele associada à coceira e dores também são manifestações do herpes zoster ocular. Após alguns dias infectado, é comum o paciente apresentar lesões associadas ao inchaço, aumento de dores e das vesículas, que formam crostas.

Tratamento do herpes zóster ocular

Furtado diz que uma pessoa saudável pode melhorar sem tratamento. Mas iniciar as medicações já no começo da infecção “aumenta a chance de ela ter menos dores, dela melhorar mais rápido e até de ter menos complicações no futuro”. 

O tratamento para a herpes zóster normalmente é o antiviral, por via oral, de sete a dez dias, de acordo com a evolução da doença; o que vale para a forma de lesão na pele também. E, “dependendo do quadro ocular, a gente vai associar ou não anti-inflamatórios, que podem ser colírios”. O oftalmologista também informa como é possível tratar a infecção grave. 

Por ser uma doença transmissível, Furtado ainda explica ao ouvinte os cuidados necessários para não transmitir a doença para outras pessoas. E, para prevenir a infecção, o professor cita a vacina para o herpes zóster para pessoas acima de 50 anos, mas informa que tem alto custo e não está disponível na rede pública.  

Os ouvintes podem enviar sugestões de temas e comentários para o e-mail: ouvinte@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.