Saúde Sem Complicações #42: É preciso diferenciar fobia social de timidez

O transtorno psicológico é constantemente comparado à timidez, porém, apresenta sintomas físicos muito mais sérios, como taquicardia, aumento da pressão arterial e dores de cabeça

Por
 08/12/2020 - Publicado há 3 anos
Saúde sem complicações - USP
Saúde sem complicações - USP
Saúde Sem Complicações #42: É preciso diferenciar fobia social de timidez
/

O Saúde Sem Complicações desta semana recebe o psicólogo Lucas Lotério, pesquisador do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia da Saúde (LEPPS) do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, para falar sobre fobia social. 

Segundo Lotério, fobia social é um transtorno psicológico, caracterizado por situações de medo e desconforto, desencadeado por interações e exposições sociais. Trata-se de um transtorno  bastante comum no Brasil, adianta o psicólogo, informando que são diagnosticados mais de 150 mil novos casos a cada ano no País. 

Pessoas que apresentam doenças como depressão, ansiedade ou que passaram por estresse pós-traumático estão no grupo de risco para desenvolver a fobia social. Conta Lotério que são essas as pessoas mais propensas a desenvolver os principais sintomas do transtorno, que envolvem medo irracional de julgamentos e de ser constrangido, além de sintomas físicos como sudorese, taquicardia, aumento da pressão arterial, dores de cabeça e até mesmo náusea. São sintomas que podem ser confundidos com outras doenças. 

Ao falar sobre os sintomas do transtorno, o psicólogo chama a atenção para que seja feita a distinção entre fobia social e timidez. Diferente da timidez, a fobia social faz com que o indivíduo evite ao máximo lugares com muitas pessoas e atividades e interações que possam gerar julgamentos. Além disso, as pessoas tímidas não apresentam sintomas físicos tão sérios.

O psicólogo explica que o diagnóstico deve ser realizado por um médico psiquiatra, que é o profissional capacitado para avaliar a intensidade e a duração dos sintomas do paciente. Segundo ele, o tratamento para a fobia social é realizado com o auxílio de medicamentos ansiolíticos e antidepressivos receitados pelo psiquiatra em conjunto com psicoterapia. A abordagem, geralmente, é a cognitiva comportamental, mas outras também são capazes de tratar o transtorno, desde que realizadas por um profissional da psicologia.

Para saber mais, ouça o podcast na íntegra no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.