Saúde Sem Complicações #41: Controle do peso corporal é o melhor remédio contra a artrose

Doença é mais comum em idosos, mas jovens não estão livres do problema, que causa dores e barulhos nas articulações

 01/12/2020 - Publicado há 3 anos
Saúde sem complicações - USP
Saúde sem complicações - USP
Saúde Sem Complicações #41: Controle do peso corporal é o melhor remédio contra a artrose
/

O podcast Saúde Sem Complicações desta semana recebe o ortopedista Ricardo Antonio Tavares, especialista em cirurgia do joelho e trauma do membro inferior e médico assistente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP, para falar sobre artrose. 

Segundo o ortopedista, a artrose é uma doença sistêmica que pode atingir qualquer articulação do corpo, da ponta do dedo até articulações grandes como o quadril. O problema, diz, ocorre devido ao desgaste da cartilagem, responsável por proporcionar suavidade aos movimentos.

Entre os principais sintomas da artrose estão dores, crepitação (que são os sons feitos pelas articulações) e até deformidades nos membros atingidos. E as causas da doença, segundo o médico, podem ser decorrentes de problemas reumáticos, mas também podem ser desencadeadas por questões pós-traumáticas, além de outros motivos classificados como idiopáticos (sem causa conhecida). 

Tavares diz que a artrose é muito mais prevalente nos idosos, entretanto, jovens não estão livres da doença, que geralmente é resultado de excesso de movimentos repetitivos e de levantamento de peso, fraturas e traumas. Segundo o ortopedista, a artrose não tem cura e é uma doença progressiva, entretanto, os tratamentos podem controlar os sintomas sem a perda da qualidade de vida. 

O diagnóstico é feito através de exames clínicos, radiografias e, em alguns casos, são necessários outros exames mais sofisticados de imagens. Segundo o ortopedista, o tratamento deve ser iniciado com a mudança no estilo de vida do paciente, com a prática regular de exercícios físicos, alimentação adequada e, em alguns casos, o emagrecimento do indivíduo. Segundo ele, nenhum remédio é mais eficiente para a artrose do que o controle do peso corporal do paciente, entretanto, também pode ser necessário o uso de medicamentos, suplementos e até mesmo cirurgia.

Para saber mais, ouça o podcast na íntegra no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.