Saúde sem Complicações #30: Entenda o que é o despertar intraoperatório

Especialista afirma que acordar durante a realização de uma cirurgia é um fenômeno bastante raro, com chance de ocorrência cada dia menor

 15/09/2020 - Publicado há 4 anos
Saúde sem complicações - USP
Saúde sem complicações - USP
Saúde sem Complicações #30: Entenda o que é o despertar intraoperatório
/

O podcast Saúde Sem Complicações desta semana recebe o médico anestesiologista e coordenador do Serviço de Dor Aguda da Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP, Renato Lucas, para falar de um fenômeno muito raro na medicina, o despertar intraoperatório.

O despertar intraoperatório é caracterizado pelo acordar do paciente durante um procedimento cirúrgico. O anestesiologista explica que o paciente pode ter memórias explícitas do procedimento ou não obter lembranças do que houve durante a cirurgia, mas desenvolver comportamentos distintos no pós-operatório, como maior estresse e pesadelos. 

Lucas chama a atenção para a raridade do problema, ocorrendo em aproximadamente uma em cada 20 mil anestesias gerais e diminuindo as chances de ocorrência cada dia mais. Segundo o anestesiologista, os médicos tentam evitar ao máximo que esse fenômeno ocorra, realizando consultas preventivas para conhecer melhor os pacientes, as medicações que utilizam e suas doenças. Lucas afirma que alguns dos fatores de risco que tornam o problema ainda raro mais propício são pacientes com muitas comorbidades ou que fazem o uso de muitos remédios, como os para emagrecer, psicotrópicos e drogas ilícitas. 

Para saber mais, ouça o podcast na íntegra no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.