Saúde sem Complicações #29: Saúde mental das mães é importante para relacionamento e desenvolvimento emocional dos filhos

Os problemas emocionais das mães podem desencadear comportamentos como excesso de timidez, desobediência e precocidade

Por
 08/09/2020 - Publicado há 4 anos
Saúde sem complicações - USP
Saúde sem complicações - USP
Saúde sem Complicações #29: Saúde mental das mães é importante para relacionamento e desenvolvimento emocional dos filhos
/

O podcast Saúde Sem Complicações desta semana recebe a professora e psicóloga Valéria Barbieri, do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, para falar sobre a saúde mental de mães e filhos.  

A professora explica que as mães, ou o principal cuidador da criança, recebem o encargo de principal responsável pela construção da saúde mental dos pequenos. Entretanto, é necessário compreender que nem sempre os responsáveis são os culpados pelos problemas emocionais dos filhos. “A vida é cheia de acontecimentos que fogem do controle dos cuidadores e podem afetar suas crianças”, afirma a psicóloga. 

Valéria conta que as mães ou cuidadores doentes emocionalmente impactam a saúde mental dos filhos, pois apresentam dificuldades para entender o que a criança precisa. Também não conseguem se ajustar e se relacionar adequadamente com ela, podendo desencadear comportamentos relacionados à desobediência, timidez e precocidade em seus filhos. 

Nesses casos, adianta a professora, o tratamento psicológico se torna muito importante, tanto para as mães quanto para os filhos, para um melhor relacionamento entre eles e também para que a saúde mental de ambos seja restabelecida. 

Para saber mais, ouça o podcast na íntegra no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.