Saúde sem Complicações #29: Saúde mental das mães é importante para relacionamento e desenvolvimento emocional dos filhos

Os problemas emocionais das mães podem desencadear comportamentos como excesso de timidez, desobediência e precocidade

Por - Editorias: - URL Curta: jornal.usp.br/?p=352180

Saúde sem Complicações #29: Saúde mental das mães é importante para relacionamento e desenvolvimento emocional dos filhos
Saúde sem Complicações

 
 
00:00 / 27:50
 
1X
 

O podcast Saúde Sem Complicações desta semana recebe a professora e psicóloga Valéria Barbieri, do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, para falar sobre a saúde mental de mães e filhos.  

A professora explica que as mães, ou o principal cuidador da criança, recebem o encargo de principal responsável pela construção da saúde mental dos pequenos. Entretanto, é necessário compreender que nem sempre os responsáveis são os culpados pelos problemas emocionais dos filhos. “A vida é cheia de acontecimentos que fogem do controle dos cuidadores e podem afetar suas crianças”, afirma a psicóloga. 

Valéria conta que as mães ou cuidadores doentes emocionalmente impactam a saúde mental dos filhos, pois apresentam dificuldades para entender o que a criança precisa. Também não conseguem se ajustar e se relacionar adequadamente com ela, podendo desencadear comportamentos relacionados à desobediência, timidez e precocidade em seus filhos. 

Nesses casos, adianta a professora, o tratamento psicológico se torna muito importante, tanto para as mães quanto para os filhos, para um melhor relacionamento entre eles e também para que a saúde mental de ambos seja restabelecida. 

Para saber mais, ouça o podcast na íntegra no player acima.


Saúde sem complicações

Apresentação: Mel Vieira
Produção: Mel Vieira e Flávia Coltri
Edição: Rita Stella
Edição Sonora: Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana
Coordenação: Rosemeire Talamone
Edição Geral: Cinderela Caldeira
E-mail: ouvinte@usp.br
Horário: terça-feira, às 13h.
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS
 

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.