Saúde sem Complicações #20: Saiba mais sobre estudos dos efeitos psicológicos da pandemia

Pesquisa internacional, realizada pela USP e universidades da Espanha, deve chegar a 3 mil pessoas em todo o mundo

Por - Editorias: - URL Curta: jornal.usp.br/?p=321698

Saúde sem Complicações #20: Saiba mais sobre estudos dos efeitos psicológicos da pandemia
Saúde sem Complicações

 
 
00:00 / 28:42
 
1X
 

O podcast Saúde Sem Complicações desta semana recebe o pesquisador Rafael Guimarães, do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, para falar sobre a pesquisa que investiga as consequências psicológicas causadas pelo novo coronavírus e as medidas de distanciamento social impostas. 

O pesquisador explica que se trata de um estudo internacional feito pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), em conjunto com as Universidades espanholas Rovira i Virgili e Autónoma de Madrid. Os cientistas analisarão as respostas, dadas a um questionário on-line, sobre os impactos psicológicos sofridos pela população durante a crise da covid-19. 

O questionário pretende chegar a 3 mil pessoas pelo mundo, que responderão a questões relacionadas a crenças religiosas, consumo de drogas, práticas esportivas, entre outras atividades realizadas durante o período da quarentena. Querem identificar, além das consequências psicológicas, quais atividades foram positivas ou negativas para as pessoas.  

Para responder ao questionário em português, basta acessar o formulário on-line. Mais informações sobre a pesquisa podem ser obtidas através do e-mail: research@iceers.org .

Para saber mais, ouça o podcast na íntegra no player acima.


Saúde sem complicações

Apresentação: Mel Vieira
Produção: Mel Vieira e Flávia Coltri
Edição: Rita Stella
Edição Sonora: Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana
Coordenação: Rosemeire Talamone
Edição Geral: Cinderela Caldeira
E-mail: ouvinte@usp.br
Horário: terça-feira, às 13h.
Veja todos os episódios da Saúde sem complicações
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS
 

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.