Saúde Sem Complicações #2: Rema oferece qualidade de vida a pacientes com câncer de mama

Há 30 anos o Rema – Núcleo de Ensino, Pesquisa e Assistência na Reabilitação de Mastectomizadas -, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, oferece assistência integral à mulher com câncer de mama, abordando os “aspectos físicos, emocionais, sociais e até espirituais da paciente”. Neste ano, o núcleo completa 30 anos e surgiu, segundo a professora, a partir de uma necessidade sentida por professores que acompanhavam as dificuldades enfrentadas por essas mulheres

Por - Editorias: - URL Curta: jornal.usp.br/?p=287756

Saúde Sem Complicações #2: Rema oferece qualidade de vida a pacientes com câncer de mama
Saúde sem Complicações

 
 
00:00 / 27:08
 
1X
 

O Saúde sem Complicações desta semana aborda o trabalho feito pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Assistência na Reabilitação de Mastectomizadas (Rema), com a coordenadora Marislei Sanches Panobianco, também professora do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública e tutora da Liga de Prevenção e Combate ao Câncer da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP.

Na entrevista, Marislei explica que o Rema, com sede na EERP, oferece assistência integral à mulher com câncer de mama, abordando os “aspectos físicos, emocionais, sociais e até espirituais da paciente”. Neste ano, o núcleo completa 30 anos e surgiu, segundo a professora, a partir de uma necessidade sentida por professores que acompanhavam as dificuldades enfrentadas por essas mulheres.   

Marislei avalia como “positivo” o impacto dos atendimentos na vida das pacientes que frequentam o Rema, principalmente por estarem em contato com outras mulheres que também estão passando por situações parecidas e que podem, de alguma forma, auxiliar e compartilhar experiências, além de todo suporte dado pela equipe multidisciplinar que compõe o núcleo. 

A coordenadora lembra que, no Brasil, a sobrevida de mulheres com câncer de mama aumentou e, com essa nova realidade, é preciso se preocupar ainda mais com a qualidade de vida dessas mulheres; aí entra o trabalho do Rema.      

Ouça no link acima a íntegra do programa Saúde sem Complicações.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.