Saúde sem Complicações #13 – Exercício físico beneficia todas as idades

A prática de modalidades esportivas ou exercícios deve proporcionar prazer para manter o engajamento. Além de prevenir doenças, promove ganhos psicológicos e de qualidade de vida

Por - Editorias: - URL Curta: jornal.usp.br/?p=307842

Saúde sem Complicações #13 – Exercício físico beneficia todas as idades
Saúde sem Complicações

00:00 / 29:17

1X

O podcast Saúde Sem Complicações desta semana recebe o professor Carlos Roberto Bueno Júnior, da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto  da USP. Bueno Júnior coordena o Núcleo de Estudos em Saúde, Genética e Educação Física (NESGEF) e fala sobre a importância dos exercícios físicos.

O professor explica as diferenças entre atividades físicas, exercícios físicos e esporte. Enquanto atividades físicas se referem a qualquer movimento voluntário, como escrever, por exemplo, o exercício físico envolve a realização de movimentos repetitivos, como as séries de abdominais. Já as modalidades esportivas se diferem por apresentar regras e serem geridas por confederações. Futebol, vôlei e basquete são alguns dos exemplos de esporte.

Sejam exercícios físicos ou prática de esportes, todas as faixas etárias podem se beneficiar dessas atividades. É que, além de prevenir doenças como obesidade e diabete e promover melhora do sistema cardio-respiratório, elas garantem benefícios psicológicos, bem estar e até aumento da autoestima. Mas o professor chama a atenção para a escolha da prática, que deve proporcionar prazer para aumentar as chances de engajamento na atividade.

Para saber mais, ouça na íntegra o podcast Saúde sem Complicações no player acima.

Saúde sem complicações

Apresentação: Mel Vieira
Produção: Mel Vieira e Maju Petroni
Edição Geral: Cinderela Caldeira
Edição Sonora: Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana
Horário: terça-feira, às 13h.
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS