Saúde sem Complicações #101: Tique motores e vocais são os principais sintomas da Síndrome de Tourette

O especialista, Vitor Tumas, esclarece o que caracteriza esta síndrome e como é feito o seu tratamento, a depender da gravidade dos sintomas

Por
 03/11/2022 - Publicado há 1 ano
Jornal da USP no ar: Medicina
Jornal da USP no ar: Medicina
Saúde sem Complicações #101: Tique motores e vocais são os principais sintomas da Síndrome de Tourette
/

O programa Saúde Sem Complicações desta semana recebe o neurologista Vitor Tumas, professor do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina em Ribeirão Preto (FMRP) da USP, para falar sobre a Síndrome de Tourette, seus principais sintomas e formas de tratamento.

O professor conta que esta síndrome é caracterizada pelo aparecimento de tiques motores e vocais em indivíduos com menos de dezoito anos de idade e que esses tiques devem persistir por pelo menos um ano para que o diagnóstico seja confirmado. O especialista faz um alerta para que os sintomas não sejam confundidos com manias, já que os tiques são involuntários e sem causa conhecida.

O diagnóstico da Síndrome de Tourette é normalmente feito através de exames clínicos e, “para isso, é importante a experiência do profissional”, acrescenta Tumas. Após o diagnóstico, o tratamento consiste em controlar os sintomas. Nos casos em que os tiques não causam grandes problemas, não é necessário nenhum tratamento; no entanto nos casos onde os sintomas causam constrangimento, é preciso fazer uso de remédios.

Por fim, o neurologista lembra que o Sistema Único de Saúde, o SUS, oferece tratamento gratuito para pessoas com Síndrome de Tourette em centros especializados.

Os ouvintes podem enviar sugestões de temas e comentários para o e-mail: ouvinte@usp.br.


Saúde sem complicações

Produção e Apresentação: Mel Vieira
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Edição: Rita Stella
Coordenação: Rosemeire Talamone
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS
 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.