O programa Saúde Sem Complicações desta semana recebe o neurologista Vitor Tumas, professor do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina em Ribeirão Preto (FMRP) da USP, para falar sobre a Síndrome de Tourette, seus principais sintomas e formas de tratamento.
O professor conta que esta síndrome é caracterizada pelo aparecimento de tiques motores e vocais em indivíduos com menos de dezoito anos de idade e que esses tiques devem persistir por pelo menos um ano para que o diagnóstico seja confirmado. O especialista faz um alerta para que os sintomas não sejam confundidos com manias, já que os tiques são involuntários e sem causa conhecida.
O diagnóstico da Síndrome de Tourette é normalmente feito através de exames clínicos e, “para isso, é importante a experiência do profissional”, acrescenta Tumas. Após o diagnóstico, o tratamento consiste em controlar os sintomas. Nos casos em que os tiques não causam grandes problemas, não é necessário nenhum tratamento; no entanto nos casos onde os sintomas causam constrangimento, é preciso fazer uso de remédios.
Por fim, o neurologista lembra que o Sistema Único de Saúde, o SUS, oferece tratamento gratuito para pessoas com Síndrome de Tourette em centros especializados.
Os ouvintes podem enviar sugestões de temas e comentários para o e-mail: ouvinte@usp.br.
Edição: Rita Stella
Coordenação: Rosemeire Talamone
.