Samba é estudado como instrumento pedagógico em escola fundamental

Pesquisador realizou um estudo de caso em que buscou entender como as composições do gênero Samba podem servir de instrumento pedagógico a docentes

28/10/2021 - Publicado há 2 anos
Novos Cientistas - USP
Samba é estudado como instrumento pedagógico em escola fundamental
/

O jornalista e gestor cultural Ítalo Leopardi Bosco de Azevedo desenvolveu na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP a dissertação de mestrado As representações do Samba na prática escolar como estudo de caso. Sob a orientação do professor André Chaves de Melo Silva, o trabalho mostra como as letras de samba podem servir de instrumento pedagógico a docentes. “A experiência é positiva e possível, desde que haja espaço na instituição escolar para um planejamento de aulas. Afinal, fazer a conexão de letras de samba com temas correlatos é preciso ter um planejamento”, disse o pesquisador, que foi o entrevistado desta quinta-feira (28) no podcast Os Novos Cientistas.

Ítalo realizou suas análises numa escola pública de ensino fundamental em São Paulo. “As letras de sambas serviram como complemento para ajudar a melhorar os estudos e percepções dos alunos sobre temas trabalhados em classe”, descreveu o pesquisador. No início dos experimentos, Ítalo trabalhou com sambas de enredo, principalmente nas disciplinas de Projeto de Vida e Geografia. O pesquisador cita como exemplo um samba que falava sobre o Museu Nacional do Rio de Janeiro. “Foi num período próximo ao incêndio daquele museu”, comentou. O samba Uma Noite real no Museu Nacional foi tema da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense, em 2018.

Outro samba utilizado em sala de aula pelo pesquisador foi Brasil, Ciência e Arte, tema da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, de 1947. Mas, de acordo com a experiência em salas, o pesquisador passou a utilizar outras letras, além dos sambas de enredo. Foi quando chegou a estudar em aula um samba de Paulo Vanzolini, compositor que também foi pesquisador da USP. “Analisamos e estudamos a letra do samba Capoeira do Arnaldo que fala um pouco sobre sobre a questão migratória”, destacou Ítalo. O pesquisador lembrou ainda que, dentro da disciplina Projeto de Vida, utilizou conteúdos de uma tradicional comunidade de samba da zona sul da cidade chamada Pagode da 27. “Eles têm um trabalho importante no bairro do Grajaú e foi importante promover esse link nas salas de aula”, afirmou o pesquisador.

Disponível também na plataforma Spotify