Revoredo #86: A arte da composição também pertence aos violeiros

Arnaldo Freitas e Osni Ribeiro expressam sua paixão através da música e da viola

 11/05/2023 - Publicado há 11 meses     Atualizado: 24/08/2023 as 17:52
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #86: A arte da composição também pertence aos violeiros
/

O programa Revoredo desta semana apresenta os trabalhos dos violeiros Arnaldo Freitas e Osni Ribeiro. Arnaldo Freitas é instrumentista, diretor musical, arranjador e compositor. Estudou música na Universidade Livre de Música (ULM) e atualmente é considerado um dos maiores violeiros do Brasil. Por nove anos, Freitas integrou o casting da TV Cultura como violeiro oficial do programa Viola, Minha Viola. Seu trabalho mais recente é o álbum No Terreiro de Casa.

Osni Ribeiro é um renomado violeiro, cantor e compositor, conhecido por sua paixão pela música e pela cultura caipira. Desde os 10 anos de idade, quando ganhou sua primeira craviola, instrumento de 12 cordas, com o som semelhante ao da viola, Osni se dedica à música. Sua primeira viola, da marca Rei dos Violões, foi um presente de sua avó. Ribeiro resolveu aprender os instrumentos sozinho, descobriu a Vigu, uma revista que trazia as músicas com as cifras e aprendeu na base da curiosidade e da dedicação. Assim, o violeiro se tornou um dos grandes representantes do estilo no Brasil. 

O programa apresenta as músicas: Tristeza do Jeca; Kilômetro 11; As Rosas Não Falam; Merceditas; Função de Violeiro; Sambando no Cateretê; Rabiola; Choro Caipira; Renato Caipira; São João Pedro; Pagode do China; Porto da Ribeira; Trem da Serra; São João Pedro e Tocaia.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.