Revoredo #85: Do Brasil ao Reino Unido, a viola caipira ganha destaque

Afonso Villasanti e o Quarteto Geral apresentam músicas nordestinas na viola caipira

04/05/2023 - Publicado há 12 meses     Atualizado: 24/08/2023 as 17:51
Revoredo - USP
Revoredo #85: Do Brasil ao Reino Unido, a viola caipira ganha destaque
/

O programa Revoredo desta semana apresenta Afonso Villasanti e o Quarteto Geral. Villasanti é violeiro e compositor, bacharel em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professor de viola caipira. Ele começou a tocar violão aos 9 anos de idade e concluiu seus estudos em violão e guitarra aos 21 anos. Aos 25 anos, conheceu os encantos da viola caipira e aos poucos foi deixando a guitarra. O músico se tornou o primeiro brasileiro a ser aprovado no curso de Composição do British Institute of Modern Music, no Reino Unido, e, hoje, é um dos grandes nomes da viola caipira.

Criado em 2014, o Quarteto Geral é formado por Lucas Videla, na percussão, Daniel Ganc, na viola caipira, Lucas Gralato, no violão, e Tomaz Retz, na flauta. A banda explora a riqueza da música nordestina, criando releituras contemporâneas e se inspirando na rica sonoridade regional para criar composições. O Quarteto Novo é uma das principais influências musicais do grupo.

As músicas apresentadas no programa são: Seleção de Pagodes de Tião Carreiro e Pardinho; Comitiva Esperança; Prelúdio da Inhuma; Seleção de Pagodes de Pardinho e Pardal; Seleção de Ponteiros de Goiano e Paranaense; Função de Violeiro; Intimidade com a Viola; Santa Morena; Canto Geral; Fica Mal com Deus; Algodão; Mourão; Mulher Rendeira; Maracatu; Milharal.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto