Revoredo #84: Paulo Freire explora na viola os sons do sertão

Violeiro se embrenha em Urucuia, em Minas, e inspira suas canções na obra de Guimarães Rosa

 27/04/2023 - Publicado há 12 meses     Atualizado: 24/08/2023 as 17:50
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #84: Paulo Freire explora na viola os sons do sertão
/

O programa Revoredo desta semana apresenta o trabalho do paulista Paulo Freire na viola caipira. Paulo Freire largou a faculdade de Jornalismo em 1977 depois de ler o livro Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa. Em busca de descobrir o som do sertão, decidiu se mudar para os confins de Urucuia, localizado em Minas Gerais, onde teve a oportunidade de mergulhar na cultura local. Durante sua estadia na região, Freire aprendeu a tocar viola e se aprofundou nos costumes e tradições do lugar.

Com sua viola de dez cordas, o artista apresenta um repertório de canções-solo, além de participar de gravações de CDs de grandes violeiros, contribuindo para a disseminação da cultura do sertão através da música.

No programa tem as músicas: Mosquitão, Seca; Dona Júdica; Menino Peão; Inhuma da Taboca; Chianti; Brincando no Enfuzado; Fumacinha da Manga; Nhaninha; Pica-Pau Sacudido; Redemoinho; Em Riba do Rastro; Tire-me Daqui; Fieira; Na Tábua da Beirada; Violice; Cotia, Sim.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.