Revoredo #82: Músicas dos séculos 18 e 19 na viola de 12 cordas

Junior da Violla apresenta resgate musical na viola de 12 cordas

 13/04/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 24/08/2023 as 17:47
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #82: Músicas dos séculos 18 e 19 na viola de 12 cordas
/

O Revoredo desta semana apresenta o trabalho de Junior da Violla, apelidado de Viola Antiqua, em um passeio musical pelos séculos 18 e 19 com a viola de 12 cordas. O músico paulista possui mais de 25 anos de carreira profissional como concertista e professor de viola. Atualmente é um dos maiores representantes desse instrumento musical, com dois Prêmios Rozini na categoria Professor e Violeiro.

O seu trabalho com a viola de 12 cordas é um resgate musical de um modelo raro e antigo do instrumento que deu origem ao violão e uma recuperação de repertório de peças desconhecidas. 

No podcast desta semana, acompanhe as músicas: Estudo n°18 em lá menor, de Ferdinando Carulli; Canção n°4, de Johann Casparnets; Estudo n°3, de Matteo Carcassi; Rondon pour la guitare, de Manuel Soto; Minueto, de Miguel Garcia; Maestro Andante, Sonata de Matthias José; Contradanza de Los Currutacos, de Fernando Ferandière; Minueto e Valsa, de Fernando Sor; Sonata em ré maior, de autor anônimo; Sonata n°7, de Juan Antonio de Vargas e Guzmán; Sonata n°2, de António Abreu; Estudo n°19 e Estudo n° 2, de Matteo Carcassi; Valsa n°1, de Ferdinando Carulli; Tochata, de D. Carlos Tristão de Antônio da Costa; Folias de Espanha; Pavana, de Alexandre de Alonso Mudarra; Sarambeque 4º, de Tom de Abreu.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.