Revoredo #80: A viola caipira passada como herança familiar

Por influência do pai, o maestro Rui Torneze, Lucas Torneze trabalha em prol da formação de orquestras de viola em todo o Brasil

 30/03/2023 - Publicado há 1 ano
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #80: A viola caipira passada como herança familiar
/

Revoredo desta semana apresenta o trabalho de Lucas Torneze e da Orquestra Paulistana de Viola Caipira.  Lucas Torneze é spalla (apoio do maestro) da Orquestra Paulistana de Viola Caipira, com a qual já se apresentou em mais de 300 cidades brasileiras, e professor do Instituto São Gonçalo de Estudos Caipiras Paulistano.

Filho de Rui Torneze, maestro da Orquestra Paulistana de Viola Caipira, Lucas iniciou os estudos ainda criança, aos 9 anos de idade, sob influência do pai. Além de disseminar a viola e a cultura caipira, Lucas toca e compõe peças para o instrumento, trabalhando em prol da formação de orquestras de viola em todo o País.

A Orquestra Paulistana de Viola Caipira foi fundada em 1997 e é um grupo musical que executa um único instrumento, a viola caipira de dez cordas, em formação orquestral. O repertório do grupo vai na música caipira de raiz a world music, passando pela música erudita, MPB e new age.

No neste episódio, são apresentadas as músicas: Fronteirando; Água sumida; Alegria do caipira; Ave Maria; Jesus, a alegria dos homens; Ária da 4ª Corda; Chovendo na roseira; Saudades de Matão; Tango para Évora; Índia; Canção do mar; El condor pasa; Delicado; Primavera; Adagio e Fronteirando.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.