
O Revoredo desta semana apresenta o trabalho de Lucas Torneze e da Orquestra Paulistana de Viola Caipira. Lucas Torneze é spalla (apoio do maestro) da Orquestra Paulistana de Viola Caipira, com a qual já se apresentou em mais de 300 cidades brasileiras, e professor do Instituto São Gonçalo de Estudos Caipiras Paulistano.
Filho de Rui Torneze, maestro da Orquestra Paulistana de Viola Caipira, Lucas iniciou os estudos ainda criança, aos 9 anos de idade, sob influência do pai. Além de disseminar a viola e a cultura caipira, Lucas toca e compõe peças para o instrumento, trabalhando em prol da formação de orquestras de viola em todo o País.
A Orquestra Paulistana de Viola Caipira foi fundada em 1997 e é um grupo musical que executa um único instrumento, a viola caipira de dez cordas, em formação orquestral. O repertório do grupo vai na música caipira de raiz a world music, passando pela música erudita, MPB e new age.
No neste episódio, são apresentadas as músicas: Fronteirando; Água sumida; Alegria do caipira; Ave Maria; Jesus, a alegria dos homens; Ária da 4ª Corda; Chovendo na roseira; Saudades de Matão; Tango para Évora; Índia; Canção do mar; El condor pasa; Delicado; Primavera; Adagio e Fronteirando.
Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto