
O Revoredo desta semana apresenta a obra Clareando, do violeiro e compositor curitibano Emiliano Pereira, lançada em 2018. O compositor mescla suas principais influências, que vão da música caipira ao rock, passando pelo jazz e world music.
Desde 2007, Pereira se dedica à pesquisa e performance da viola caipira, que considera “importante instrumento que carrega profundas tradições brasileiras”. O compositor busca universalizar a viola, combinando os elementos tradicionais com outros universos musicais.
“Desde o começo da história do Brasil, a viola vem acompanhando a vida do homem do campo na fé, no trabalho, na diversão. No século 20, ela veio para a cidade e nós, do século 21, estamos construindo sua nova história. Parabéns, Emiliano, pela sua contribuição para a viola”, diz o violeiro Rogério Gulin.
Neste episódio, são apresentadas as músicas: Cordel; Clareando; Recordações de Irapuru; Nas Águas do Varadouro; Roseira; Sabiá Laranjeira; Espera; Saracura; Alento; Baião da Lua; Cangüiri e Cida Airam.
Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto