Revoredo #76: As contribuições de Emiliano Pereira para a universalização da viola caipira

O violeiro e compositor combina elementos tradicionais da viola caipira com outros universos musicais

 02/03/2023 - Publicado há 1 ano
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #76: As contribuições de Emiliano Pereira para a universalização da viola caipira
/

Revoredo desta semana apresenta a obra Clareando, do violeiro e compositor curitibano Emiliano Pereira, lançada em 2018. O compositor mescla suas principais influências, que vão da música caipira ao rock, passando pelo jazz e world music.

Desde 2007, Pereira se dedica à pesquisa e performance da viola caipira, que considera “importante instrumento que carrega profundas tradições brasileiras”. O compositor busca universalizar a viola, combinando os elementos tradicionais com outros universos musicais.

“Desde o começo da história do Brasil, a viola vem acompanhando a vida do homem do campo na fé, no trabalho, na diversão. No século 20, ela veio para a cidade e nós, do século 21, estamos construindo sua nova história. Parabéns, Emiliano, pela sua contribuição para a viola”, diz o violeiro Rogério Gulin.

Neste episódio, são apresentadas as músicas: Cordel; Clareando; Recordações de Irapuru; Nas Águas do Varadouro; Roseira; Sabiá Laranjeira; Espera; Saracura; Alento; Baião da Lua; Cangüiri e Cida Airam.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.