Revoredo #70: Violeiras destacam a cultura brasileira

Letícia Leal e Laís de Assis trazem, respectivamente, cancioneiro mineiro e romanceiro popular nordestino em suas obras

 19/01/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 23/01/2023 as 7:32
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #70: Violeiras destacam a cultura brasileira
/

Revoredo desta semana apresenta as violeiras Letícia Leal e Laís de Assis. A mineira Letícia Leal é graduada em Medicina Veterinária e conheceu a música através da sua avó, na cidade de Teófilo Otoni, Minas Gerais.

Autodidata e inspirada pelo violeiro Almir Sater, Letícia começou a tocar o instrumento no início da faculdade, assistindo a videoaulas na internet, até que teve a oportunidade de estudar com Renato Caetano. A violeira e compositora de músicas instrumentais e cancionistas traz um pouco do cenário tradicional de Belo Horizonte, em Minas Gerais, conhecida como cidade cancionista.

A violeira pernambucana Laís de Assis é formada em viola de dez cordas e violão popular pelo Conservatório Pernambucano de Música (CPM). Também é artista, violonista, arranjadora, arte-educadora, pesquisadora e mestre em Etnomusicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde desenvolve pesquisas focadas na viola de 10 cordas nordestina.

Em suas obras, Laís traz a cultura do romanceiro popular nordestino, conhecido como literatura de cordel. São folhetos que guardam arte e literatura por meio de poesias e xilogravuras, assim como da música e do canto de seus versos acompanhados pela viola ou rabeca.

Neste episódio, são apresentadas as músicas: Manacá; Serração; Passarinhadeira; Bocaina; Dicotomia; Graúna; Entardecer; Luzeiro; Coragem; Entre luas e auroras; Terra vermelha; Centelha; Morada; Cortando caminho; Frevo Para um Carnaval que não Passou e Ponteada.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.