Revoredo #7: Duo de violeiros compõe músicas em forma de diálogo

Marina Ebbecke e Gabriel Souza realizam trabalhos com viola instrumental, canções autorais e música tradicional caipira

 29/10/2021 - Publicado há 2 anos
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #7: Duo de violeiros compõe músicas em forma de diálogo
/

O Revoredo desta semana apresenta Marina Ebbecke e Gabriel Souza. Ambos têm a viola como seu principal instrumento de trabalho, com referências que vão da música caipira ao rock. Além de músicos, também lecionam e são anfitriões e produtores do Violada – Circuito Autoral das Violas Brasileiras, em Jundiaí.

Juntos, realizam trabalhos com viola instrumental, canções autorais e música tradicional caipira. “A gente pensa as duas violas como se elas estivessem em um diálogo”, conta o violeiro, “duas linhas melódicas que estão conversando, compondo a música em forma de diálogo”. 

Marina Ebbecke é bacharel em viola brasileira pela USP, onde teve como professor o violeiro e pesquisador Ivan Vilela. Atua profissionalmente como professora particular de viola caipira e é parte do corpo docente da Associação de Música Pio X.

Em sua música, Marina reflete sua personalidade “estradeira”, usando a linguagem tradicional da viola aprendida com a música caipira, mas também a partir de todas as outras fontes musicais que experienciou ao longo de sua carreira. 

Gabriel Souza tem formação em viola caipira e violão erudito pela Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (Emesp), cursou música pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e mestrado em educação pela USP. É também integrante da Orquestra Filarmônica de Violas. 

O músico busca sua própria identidade como artista e violeiro explorando possibilidades melódicas e harmônicas, dissonâncias e ritmos pouco utilizados na música tradicional de viola, mas também homenageando os duetos em vozes que marcaram o cancioneiro caipira.

Neste episódio do podcast são apresentadas as músicas: Música incidental nº 1; Contrastes; Princípio; Água de cheiro; Caipiranga; Enigma; Erva doce; Tema meteórico; Do bronze; Partida; Baião; Música incidental nº 2; Para matar a saudade de Minas e As Serras. 

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.